Prisão temporária

Polícia Civil do Rio prende 19 ativistas na véspera da final da Copa do Mundo

Autor

12 de julho de 2014, 16h51

Dezenove ativistas foram detidos neste sábado (12/7) por suspeita de envolvimento em atos violentos durante protestos nos últimos meses no Rio. A ação, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, cumpriu mandados de prisão temporária, expedidos pela 27ª Vara Criminal da Capital.

Os detidos foram levados para a Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, subúrbio da cidade. Um professor de História, cujo nome não foi divulgado, foi detido em casa, na Urca, zona sul carioca. No imóvel, a polícia encontrou uma máscara de proteção contra gás lacrimogêneo.

Em Porto Alegre, a polícia prendeu, na casa do namorado, uma ativista, que deve embarcar no final da tarde no Aeroporto Salgado Filho com destino ao Rio, escoltada por policiais civis fluminenses para cumprir o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.

Computadores, laptops e material explosivo foram apreendidos durante a ação, segundo a Polícia Civil. 

Atos previstos
Neste domingo (13/7), há dois atos contra a Copa programados pelas redes sociais no Rio de Janeiro. A concentração do ato organizado pelo Comitê Popular da Copa será às 10h, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. A final está marcada para as 16h, no Estádio do Maracanã, entre Alemanha e Argentina. Entre as reivindicações do grupo, estão o fim dos despejos e remoções forçadas, a desmilitarização das polícias e democratização dos meios de comunicação.

Também no Rio de Janeiro, a Frente Independente Popular convoca, pelo Facebook, a "Grande Manifestação Fifa Go Home! Não vai ter final!", com concentração às 13h, na Praça Saens Peña, também na Tijuca. Na mesma hora e local, a Associação de Defesa da Favela Chapéu Mangueira se juntará ao protesto, com o slogan "A Festa Nos Estádios Não Vale as Lágrimas Nas Favelas". Com informações da Agência Brasil. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!