Concorrência leal

Repúblicas em MG podem oferecer pacotes para o Carnaval

Autor

31 de janeiro de 2014, 8h43

Reprodução
As repúblicas estudantis de Ouro Preto, município histórico de Minas Gerais, não praticam concorrência desleal com hotéis da cidade ao receber turistas para o Carnaval. Com esse entendimento, um juiz federal de Minas cassou sua própria liminar que proibia a venda de pacotes para estadia nas moradias estudantis.

O pedido foi apresentado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), em conjunto com o Ministério Público Federal e o MP estadual. A ação argumentava que o setor hoteleiro era prejudicado pelas repúblicas, já que, por estar sujeito a encargos, não tinha condições de ofertar preços semelhantes de hospedagem. Questionava-se ainda a regulamentação da Universidade Federal de Ouro Preto — proprietária dos imóveis estudantis — que permitiu, em 2010, a organização de festas e a cobrança para pessoas de fora.

No dia 18 dezembro, o juiz federal Jacques de Queiroz Ferreira, da Vara Única de Ponte Nova, avaliou a necessidade de conceder liminar para impedir a venda de pacotes das repúblicas para 2014. Como a comercialização já havia começado, com preço médio de R$ 1 mil por pessoa, o magistrado considerou que a demora poderia tornar irreversível o prejuízo dos hotéis. A universidade, representada pela Advocacia-Geral da União, alegou que o público das casas de estudantes é diferente do que procura a indústria hoteleira. Em geral, é formado por jovens que procuram baixos custos e não se incomodam em ficar em ambientes coletivos.

Na última terça-feira (28/1), Queiroz Ferreira avaliou que o veto não fazia sentido. “Verifico que, segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a cidade dispõe de 3.588 leitos (5.094 na região), ao passo que, em 2014, a estimativa é de que cerca de 75.000 turistas visitem a cidade no Carnaval”, afirmou. O risco de as repúblicas, com suas acomodações precárias, praticarem concorrência desleal é baixo, segundo Ferreira, “haja vista a relação de 20,90 turistas para cada leito situado em Ouro Preto (14,72 pessoas por leito, se considerarmos a região do entorno)”.

Ele avaliou ainda que, como os estudantes vivem nos imóveis públicos em troca de custearem a manutenção e a conservação dos prédios e a maioria deles é carente, é razoável que a universidade autorize eventos que auxiliem na arrecadação de fundos. Ainda cabe recurso.

Clique aqui para ler a decisão.

2121-59.2013.4.01.3822

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!