Fora da regra

Seguro não vale como garantia de dívida trabalhista

Autor

21 de janeiro de 2014, 8h29

Apólices de seguro não podem ser utilizadas como garantia inicial de dívida trabalhista. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região. O colegiado negou pedido de uma empresa de telemarketing com atuação no Ceará. Condenada a pagar R$ 5 mil a uma ex-funcionária, a ré ofereceu um seguro de R$ 5.170,33 como garantia.

A desembargadora Dulcina Palhano, relatora do recurso, disse que a penhora deve seguir a ordem de preferência definida pelo artigo 655 do Código de Processo Civil. Em primeiro lugar, dinheiro, seguido por veículos, bens móveis, imóveis, navios e aeronaves, ações e percentual sobre o faturamento da empresa devedora.

“O seguro garantia não está previsto como opção de garantia inicial do juízo, mas como potencial alternativa para o devedor ante a eventual necessidade de substituição de penhora existente”, afirmou a desembargadora.

Mesmo que o seguro se encaixasse na regra, a apólice oferecida pela empresa não poderia ser aceita, segundo Palhano. O título oferecido não cumpre a exigência legal de ser 30% superior ao débito da empresa. O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade pelos desembargadores da 1ª Turma. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-7.

Clique aqui para ler o acórdão.
Processo: 0000999-68.2012.5.07.0015

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!