Seguro obrigatório

Mutirões de conciliação agilizam pagamento do Dpvat

Autor

19 de janeiro de 2014, 10h04

Uma série de mutirões de conciliação, todos promovidos pela seguradora Líder, que administra o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) está agilizando o pagamento de indenização às vítimas de acidentes de trânsito. A medida permitiu aumento de 25% no total de pagamentos entre janeiro e setembro de 2013, na comparação com o mesmo período de 2012.

Somando as indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares, foram pagas mais de 44 mil indenizações, com crescimento de 36% no total de benefícios quitados por conta de invalidez. Chamado de seguro obrigatório, pois beneficia todas as vítimas de tais acidentes, o Dpvat é limitado a R$ 13,5 mil em casos de morte e invalidez permanente, e banca R$ 2,7 mil nas situações que demandam reembolso médico e hospitalar.

O requerimento da indenização pode ser feito por meio de contato com um posto de atendimento da Líder Dpvat, nas agências dos Correios espalhadas por todo o país. Os responsáveis pelo Dpvat alertam para o risco da contratação de advogados, pois a via judicial faz com que o processo de pagamento demore até quatro anos, enquanto sem intermediários o valor pode ser pago em prazo bem menor.

A política de conciliação, comandada pelos advogados Marcelo Davoli e Maristela de Farias, divide os casos em quatro situações. As novas ações, com até 30 dias são enquadradas no processo de conciliação prévia e apresentam os melhores acordos. Já as campanhas de acordo, focadas em casos com mais de 30 dias, fazem com que o pagamento saia em até quatro meses. O terceiro procedimento é o mutirão em si, feito em parceria com os tribunais e que envolve avaliações médicas para apurar o valor devido nos casos de invalidez permanente. A quarta ação é a composição final, adotada nos casos que envolvem decisão judicial ou quando há critérios específicos. Com informações da Agência Brasil.
 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!