Pseudônimo de autor

Advogado é punido por revelar informação sigilosa

Autor

4 de janeiro de 2014, 10h55

O advogado que revelou que a best seller JK Rowling era a autora de um romance policial lançado sob um pseudônimo foi multado pela autoridade que regulamenta a Advocacia na Inglaterra (SRA na sigla em inglês). Christopher Alan Gossage, do escritório Russells Solicitors, terá de pagar uma multa de mil libras (cerca de R$ 3,5 mil). Ele também recebeu uma pena de censura.

A autora da série Harry Potter publicou o livro The Cuckoo’s Calling sob o pseudônimo Robert Galbraith. Em julho, o jornal Sunday Times revelou a verdadeira identidade de Galbraith. O advogado Christopher Gossage, sócio do escritório contratado por Rowling, foi o responsável pelo vazamento da informação. De acordo com Gossage, ele contou que Rowling era a autora do livro para a mulher do seu melhor amigo, durante um jantar íntimo.  

A punição foi aplicada no dia 26 de novembro, mas só foi publicada e divulgada pela SRA em 30 de dezembro. De acordo com a decisão da entidade, Gossage foi punido por revelar informação confidencial de um cliente para um terceiro. Ao agir assim, ele violou as regras da carta de princípios da SRA, a que todos os advogados na Inglaterra estão submetidos (clique aqui para ler a decisão em inglês). A multa deve ser paga para a entidade, e não para Rowling.

A autora já processou Gossage e o escritório na Justiça. Além de receber um pedido público de desculpas, conseguiu que a banca fosse obrigada a pagar uma determinada quantida para a ONG Soldiers Charity, que a teria ajudado na pesquisa para escrever o livro. O valor pago não foi revelado.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!