Consultor Jurídico

Notícias

Prova em abril

OAB abre inscrições para Exame de Ordem Unificado

Têm início nesta quinta-feira (27/2) as inscrições para o XIII Exame de Ordem Unificado, conforme edital divulgado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O prazo vai até as 23h59min de 11 de março, no site oab.fgv.br. A edição deste ano segue novas regras, que foram alteradas em novembro de 2013.

Agora, o candidato que foi reprovado na segunda fase do último exame poderá “pular” a primeira etapa do novo exame e fazer apenas a segunda. O edital para reaproveitamento deve ser publicado na próxima sexta-feira (28/2).

A prova objetiva (primeira fase) será aplicada em 13 de abril, com caráter eliminatório e 80 questões. Entre os temas abordados estarão direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina.

A prova prático-profissional (segunda fase) tem como data provável o dia 1º de junho de 2014. Nessa etapa haverá uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas. A área deverá ser escolhida pelo candidato no ato da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição na OAB como advogado, conforme o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Clique aqui para ler o edital.

Revista Consultor Jurídico, 27 de fevereiro de 2014, 20h48

Comentários de leitores

4 comentários

vai chegar o dia em que todo bacharel vai estudar

daniel (Outros - Administrativa)

vai chegar o dia em que todo bacharel vai estudar e deixar de ser preguiçoso para ser aprovado no Exame da OAB.
O absurdo do exame da OAB é fazer prova na segunda fase de direito penal e depois atuar em qualquer matéria. Ora, deveria atuar apenas em direito penal....

Por qual motivo é inconstitucional?

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

O.E.O (Outros)
.
O que chama a atenção é que aparece alguns aqui para dizer que o Exame da OAB é inconstitucional. Não é mesmo prjccb1949 (Advogado Autônomo - Propriedade Intelectual)???
.
Quando se mostra o abaixo, ninguém consegue desqualificar o meu argumento. rssss
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
ART. 5
XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a LEI estabelecer;
.
LEI FEDERAL 8.906
Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário:
IV - aprovação em Exame de Ordem;
.
prjccb1949 (Advogado Autônomo - Propriedade Intelectual). A palavra está com o senhor. Explique para todos, por qual motivo o Exame da OAB é inconstitucional. Se, ao ler o que colacionei acima, não souber fundamentar sua tese, pode pedir desculpas que serão aceitas...

E quando chegar o dia?

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

E quando chegar o dia, o tal do MNDB vai viver de quê?
Ah!
Será a nova OAB...
De boas intenções, já dizia meu pai, o andar de baixo está cheio!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 07/03/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.