Alta demanda

OAB-RJ inaugura nova Casa do Advogado

Autor

21 de fevereiro de 2014, 15h59

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (20/2), a nova Casa do Advogado. Destinada ao atendimento dos advogados que atuam nas imediações do Fórum Central do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, a unidade atenderá cerca de 50 mil profissionais. A inauguração contou com a presença de mais de 500 advogados, incluindo os presidentes da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, e da OAB Nacional, Marcus Vinícius Coêlho, além de toda a diretoria da seccional, presidentes de subseções e diretoria da Caarj (Caixa de Assistência dos Advogados do RJ).

Localizada no número 64 da Avenida Erasmo Braga, no Centro, a unidade conta com 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão e guarda-volumes. "Aqui hoje celebramos um modelo. Essa casa é de toda a advocacia. E a demanda hoje é grande. Com a inclusão digital, sabemos que o advogado se ampara na Ordem”, disse o presidente da seccional fluminense.

Homenagem
A nova Casa do Advogado (que vem se somar à unidade da Lapa, na Rua do Resende 26) foi batizada com o nome Celso Fontenelle em homenagem ao ex-presidente da seccional fluminense (1995/1998 e 1998/2001). Em 2004, então com 88 anos, Fontenelle foi o quinto advogado homenageado pelo Conselho Federal da OAB dentro do Projeto Memória, que busca resgatar os nomes que fazem parte da história da advocacia no Brasil e contribuíram para as atividades da entidade. Na ocasião, agradeceu a homenagem mencionando a militância diária no Fórum. Nessas idas diárias ao tribunal, conjugava o rigor do terno e gravata ao despojamento de motociclista. Até os 87 anos, esse era o seu meio de transporte predileto para trabalhar. Morreu em dezembro de 2011, poucos dias antes de completar 95 anos.

O presidente da OAB Nacional disse que considera a nova Casa do Advogado uma dupla homenagem. "É uma justa reverência ao valoroso advogado carioca Celso Fontenelle. E a casa é em si uma consideração à advocacia que milita, à advocacia ‘de balcão’, àqueles que fazem, no seu cotidiano, a justiça ser realizada. Costumo dizer que no Brasil temos 780 mil lutadores pela justiça. Cada advogado militante, em cada vara, em sua comarca, é que representa a força da nossa profissão. Aqui na Casa do Advogado os colegas do interior e de localidades distantes poderão atender melhor seus clientes, tendo facilitado o exercício da profissão”, falou. Familiares de Fontenelle também participaram da homenagem. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RJ

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!