Consultor Jurídico

Gigante internacional Norton Rose Fulbright inaugura escritório no Brasil

21 de fevereiro de 2014, 7h39

Por Marcos de Vasconcellos

imprimir

As regras da Ordem dos Advogados do Brasil que impedem a atuação de advogados e escritórios estrangeiros no Brasil não diminuem o interesse das grandes bancas internacionais no mercado do país. O Norton Rose Fulbright, gigante com cerca de 3,8 mil advogados em mais de 50 cidades por todo o mundo, anunciou a inauguração de sua sede no Rio de Janeiro.

Reprodução
O escritório brasileiro será comandado por dois sócios: Andrew Haynes (foto) e Glenn Faass. Haynes já atuou na petroleira britânica BP e Faass atualmente comanda o Norton Rose na Colômbia, atuando principalmente no mercado de energia.

A princípio, serão apenas os dois fixos no Brasil, contando com um time “virtual”, ou seja, advogados do escritório em outros países fazendo a ponte com o Brasil. “Pelo escritório brasileiro, ofereceremos ajuda de nossos advogados no mundo inteiro”, explica Haynes, em entrevista à revista Consultor Jurídico.

A banca pretende atuar na área de fusões e aquisições e contratos, principalmente nas áreas de petróleo e gás, mineração e energia em geral. A clientela que o escritório mira é de empresas com ações ou negócios no exterior, que façam transações em bancos estrangeiros, precisem de consultoria sobre as leis de corrupção internacionais (FCPA e UK Bribery Act) ou necessitem de auxílio em arbitragens internacionais. A arbitragem doméstica não está entre os interesses principais, segundo Haynes.

Ainda de acordo com o sócio do Norton Rose Fulbright, as barreiras impostas aos escritórios estrangeiros no Brasil pela Ordem dos Advogados do Brasil, como o Provimento 91 do Conselho Federal, “criam um terreno diferente do encontrado em outros países, mas deixa muitas oportunidades”. Em 2012, quando o Provimento 91 foi ratificado pela OAB, o relator do acórdão, conselheiro Marcelo Zafir, afirmou que “no nosso sistema não é possível a atuação dos advogados como ocorre em outros países devido à natureza constitucional da profissão”.

“Nós entendemos [a necessidade de barreiras], mas nosso escritório tem clientes internacionais que precisam de auxílio envolvendo Direito dos Estados Unidos, da Inglaterra e do Canadá no Brasil. São empresas brasileiras em crescimento, com ações e até mesmo processos judiciais fora do Brasil e preferem encontrar ajuda no país, perto deles”, disse Haynes.

O escritório presta serviços para empresas como Vale, Petrobras e Tam, além de bancos e instituições financeiras como Bradesco, Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Com exceção da Vale, a banca atua como conselheira de credores para as instituições. Globalmente, a empresa atua nas áreas de fusões e aquisições internacionais, empresas mistas e valores mobiliários, combate e investigações contra a corrupção, reestruturações, arbitragem internacional e resolução de conflitos.