Magistrado de carreira

Dilma indica juiz-auditor José Barroso Filho para vaga no STM

Autor

13 de fevereiro de 2014, 16h09

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Senado a indicação do juiz-auditor José Barroso Filho para o Superior Tribunal Militar, em vaga que pertence a um representante da magistratura de carreira. A cadeira estava vaga desde a aposentadoria do ministro Carlos Alberto Marques Soares, em junho de 2013. José Barroso Filho é magistrado desde 1992, atua como professor e, de acordo com o STM, é reconhecido pela atuação voltada à promoção da cidadania e à inclusão social.

Reprodução
Ele atuou como promotor de Justiça, juiz estadual, juiz eleitoral e juiz-auditor, além de ter sido juiz-auxiliar da presidência do Conselho Nacional da Justiça e juiz-auxiliar da presidência do Superior Tribunal Militar. Também foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar (Amajum) e integrou a Associação dos Magistrados Brasileiros e a Frentas, entidade que congrega as associações de magistrados e membros do Ministério Público. José Barroso Filho participou do Projeto Rondon, do Grupo de Trabalho Araguaia e do Grupo Especial de Fiscalização Móvel que combatia o trabalho escravo.

Na quarta-feira (12/2), Dilma escolheu os novos integrantes dos tribunais superiores. O desembargador Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional da 4ª Região, foi escolhido ministro do Superior Tribunal de Justiça; o desembargador Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), foi escolhido para o Tribunal Superior do Trabalho; e o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto é o novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, em uma das vagas destinadas à advocacia. A presidente Dilma ainda tem em mãos as listas tríplices de nomes que ocuparão vagas nos tribunais regionais federais. No entanto, essa decisão ficou para depois. A informação que circula em Brasília é que os nomes dos futuros desembargadores federais devem ser escolhidos no fim do mês. Com informações da Assessoria de Imprensa do STM.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!