Novo comando

Defensor público-geral do Rio assume cargo na próxima segunda-feira

Autor

30 de dezembro de 2014, 8h26

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro estará sob novo comando a partir da próxima segunda-feira (5/1). Neste dia, o governador Luiz Fernando Pezão empossará o defensor André Luís Castro, que assumirá a instituição pelos próximos dois anos. Ele foi o primeiro colocado na lista tríplice votada pela categoria, em eleição que ocorreu em novembro. A posse será às 16h, na sede da Defensoria, no Centro do Rio. 

Castro afirmou que investirá na gestão. De acordo com ele, uma das principais conquistas sociais nos estados democráticos é a constitucionalização do direito de acesso à Justiça. Para aperfeiçoar a atuação da Defensoria Pública do Rio na prestação de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem pagar honorários de advogado e custas judiciais, ele explicou ser indispensável modernização e melhora da estrutura de atendimento a população, especialmente no interior. Ele disse que também pretende trabalhar para ampliar as formas extrajudiciais de solução de conflitos.  

O novo  defensor público-geral do Rio ingressou na instituição em 1998 após ser aprovado em primeiro lugar em concurso. Com 41 anos, destacou-se pela atuação no Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria, onde promoveu ações individuais e coletivas, assim promoveu soluções pela via extrajudicial. Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Defensores Públicos, entidade que presidiu por dois mandatos, entre 2009 e 2013. Com informações da assessoria de imprensa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!