Profissões distintas

Educadora infantil de creche não pode ser enquadrada como professora

Autor

26 de dezembro de 2014, 16h24

Educadora infantil que trabalha em creche municipal não pode ser enquadrada como professora. O parágrafo 2º, do artigo 2º da Lei 11.738/2008 definiu quem são os profissionais da educação básica, não sendo possível falar em identidade de funções quando existe diferença entre as áreas de atuação e níveis de escolaridade exigidos para o acesso aos cargos.

O entendimento foi aplicado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) para negar o pedido de um educadora que pretendia o enquadramento como professora de educação básica. A intenção da educadora, que trabalhou em creche do município de Guaíra (SP), era receber diferenças salariais, com a alegação de não ter sido observado pelo empregador o piso nacional estabelecido pela Lei 11.738/2008 aos profissionais do magistério da educação infantil.

A educadora ainda buscou reformar a decisão no Tribunal Superior do Trabalho, mas a 8ª Turma negou o recurso. “Tendo o Tribunal Regional do Trabalho registrado expressamente que a reclamante, educadora infantil em creche municipal, não era professora nos termos da Lei 11.738/2008, não há falar em ofensa aos dispositivos invocados”, registrou o colegiado no acórdão.

O relator do recurso no TST, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, explicou que as diferenças salariais advindas da adoção do piso salarial nacional não se aplicam à educadora infantil, pois, conforme foi registrado pelo TRT-15, a atividade dela não se enquadra estritamente no conceito técnico de professora da educação básica. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RR-2753-35.2012.5.15.0011

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!