Por decisão unânime do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE), um advogado foi excluído do quadro da instituição. Condenado por estelionato na esfera judicial, ele responde a processo no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE, por infração ético-disciplinar.
Em 2011, o homem foi considerado responsável pelo desvio de recursos de um cliente, prejudicando o nome do escritório que representava, à época, na condição de sócio. A exclusão foi determinada com base nos artigos 1º, 2º, parágrafo único, inciso I e II, e 9º do Código de Ética e Disciplina; no Artigo 34, incisos XX, XXI, XXV e XXVII do Estatuto da OAB; e no Artigo 38, inciso II, do também do Estatuto da OAB.
“A exclusão do profissional é medida extrema, que se justifica para a preservação da dignidade da advocacia", afirmou o presidente da OAB-PE Pedro Henrique Reynaldo Alves. Ele acrescenta que a punição a qualquer advogado só é publicada depois de esgotadas todas as possibilidades de recursos. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PE.
Comentários de leitores
1 comentário
OAB de Pernambuco expulsa advogado.
Renato Adv. (Advogado Autônomo - Civil)
Medida extrema =======
OAB de Pernambuco expulsa advogado que se apropriou de dinheiro de cliente.
===========================
Se, for realizado um pente fino pelo Brasil em relação à conduta impar de advogados, seja para um grande leque em que a conduta do profissional deva ser a melhor possível, creio, que desse procedimento de expulsar advogados dos quadros das OAB, teríamos um elevado número de maus profissionais perdendo suas carteiras.
Parabéns a OAB do Estado de Pernambuco.
Renato Carlos Pavanelli.
Comentários encerrados em 31/12/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.