Disputa eleitoral

Eleição na Aasp soma mais de mil votantes e reúne antigos opositores

Autor

2 de dezembro de 2014, 15h33

A votação que vai escolher 7 dos 21 conselheiros da Associação dos Advogados de São Paulo começou na tarde desta terça-feira (2/12) e já está está bem mais movimentada do que a do ano passado — que escolheu outros sete membros do Conselho Diretor. A direção da Aasp estima que mil pessoas já votaram desde as 13h desta terça. No ano passado, quando havia chapa única, somente 187 pessoas compareceram à sede da associação.

Reprodução
Neste ano, a disputa entre dois grupos conta com distribuição de panfletos, apoiadores com broches de quem apoiam e presença de nomes conhecidos da advocacia. A votação seguirá até as 18h, na rua Álvares Penteado, 151, no centro de São Paulo.

Até o presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, separou a agenda desta tarde para demonstrar apoio à Chapa 1, que reúne cinco atuais conselheiros e dois diretores da Aasp. Costa afirma participar como advogado, como faz todos os anos, sem manifestar apoio institucional. “A OAB-SP não se envolve em nenhuma disputa de entidade irmã”, declarou à revista Consultor Jurídico.

O criminalista Alberto Zacharias Toron, rival de Costa em 2012 na disputa pela presidência da OAB-SP, declarou apoio ao mesmo grupo. De Curitiba, ele disse à ConJur que tem “amigos muito caros” entre os candidatos da situação.

A vice na chapa de Toron na disputa de 2012, Rosana Chiavassa, é um dos nomes da Chapa 2, de oposição, na eleição da Aasp. Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, membro do grupo de Rosana e ex-secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, afirmou que o apoio demonstrado pelo presidente da OAB-SP à Chapa 1 “retira a independência da Aasp”. “Esse tipo de alinhamento é exatamente o que queremos combater”, disse Ferreira.

A Aasp congrega 93 mil associados e desde 2009 tinha eleições com chapa única.

Veja quem disputa vagas no Conselho Diretor:

Chapa 1 – Situação
Flávia Hellmeister Clito Fornaciari Dórea
Marcelo Vieira von Adamek
Renato José Cury
Ricardo de Carvalho Aprigliano
Roberto Timoner
Rogério de Menezes Corigliano
Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski

Chapa 2 – Oposição
Daniel Willian Granado
Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira
Mário Luiz Delgado Regis
Miguel Pereira Neto
Robson Maia Lins
Rogério Bassili José
Rosana Chiavassa

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!