Briga por reajuste

Servidores da Justiça Federal e do MP param em oito estados e no DF

Autor

21 de agosto de 2014, 12h09

Insatisfeitos com os salários atuais, servidores da Justiça Federal e do Ministério Público da União estão em greve por tempo indeterminado em oito estados (SP, RS, SC, MT, BA, SP e RJ) e no Distrito Federal. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), na próxima segunda-feira (25/8) os servidores do Piauí também devem aderir.

Um dos principais objetivos do movimento é pressionar o Supremo Tribunal Federal para que negocie com o governo federal a aprovação dos projetos de lei que buscam a reposição das perdas salariais das categorias. Os grevistas planejam também, para o dia 27 de agosto, um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal.

Nesta quarta-feira (20/8), houve uma manifestação dos servidores do Distrito Federal em frente à Procuradoria-Geral da República cobrando o empenho do procurador-geral, Rodrigo Janot, na negociação do reajuste com a presidente Dilma Rousseff. Depois, os manifestantes seguiram até o Supremo Tribunal Federal. Nesta quinta-feira (21/8), o representantes do sindicato devem se reunir com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.

No dia 6 de agosto, data em que começou a greve no Distrito Federal, os servidores já haviam feito uma manifestação no STF. Na ocasião, o coordenador do Sindicado dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul, Fagner Azeredo, afirmou que se não houver negociação, as eleições podem ser afetadas. “Se não tiver negociação salarial, não vai ter eleição. A Justiça Eleitoral vai parar junto conosco, vai estar nesta briga para conseguir uma valorização salarial para todos os servidores do Judiciário.”

Sem representatividade
Em carta enviada à revista eletrônica Consultor Jurídico, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu) afirma que a Fenajufe não pode falar em nome da categoria. Com informações da Assessoria de Imprensa da Fenajufe e Agência Brasil.

Sindicatos em greve Início da greve
Sindjus/DF 6/8
Sindiquinze/SP 14/8
Sintrajufe/RS 14/8
Sintrajusc/SC 14/8
Sindijufe/MT 18/8
Sindjufe/BA 18/8
Sintrajud/SP 20/8
Sisejufe/RJ 20/8
Sintrajurn/RN 21/8

 *Texto alterado às 14h53 do dia 26 de agosto de 2014 para acréscimo de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!