Dever da Administração

Instauração de inquérito pelo INSS não gera dano moral

Autor

13 de abril de 2014, 17h11

Por se tratar de estrito cumprimento do dever da Administração, não gera dano moral a instauração de inquéritos administrativos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com base nesse entendimento, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou pedido de indenização feito por um oficial de cartório.

O homem ajuizou ação contra a União e o INSS para o pagamento de indenização por danos morais e materiais, por ter respondido ao processo administrativo disciplinar perante a Corregedoria Auxiliar dos Serviços Notariais e de Registro do Interior. O processo apurou possíveis irregularidades cometidas pelo oficial. Na ação, o autor alegou que o fato teria causado a ele vexame junto à população local, além de despesas com viagens e honorários advocatícios. O pedido da indenização chegava a R$ 115 mil.

Representando o INSS, a Advocacia-Geral da União defendeu que não houve qualquer ilegalidade no ato praticado pela autarquia que ensejasse a responsabilidade do órgão. Além disso, destacou que não ficaram comprovados os danos apontados pelo autor.

Em primeira instância, a 16ª Vara Federal de Pernambuco negou o pedido, mas o autor da ação levou o caso para o Tribunal Regional Federal da 5º Região. No TRF-5, a 3ª Turma acolheu a defesa da AGU e manteve a decisão anterior.

Os desembargadores seguiram entendimento do relator que destacou que "a instauração de inquéritos administrativos e de processos disciplinares, via de regra, não gera direito à reparação de danos morais por se tratar de exercício de verdadeiro dever da Administração, o qual decorre de seu poder disciplinar". Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

Apelação Cível 562462/PE (0001009-58.2011.4.05.8302)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!