Questão de Justiça

Silvio Tendler lança filme “Os Advogados contra a Ditadura"

Autor

3 de abril de 2014, 10h13

"Com esse filme, homenageio os advogados que permaneceram por todos esses anos lutando por justiça e liberdade". Esse é propósito do filme Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça, do cineasta Silvio Tendler. O filme será lançado nesta quinta-feira (3/4) no futuro Memorial da Luta Pela Justiça, em São Paulo, com exibição em seguida.

Tendler é conhecido como o “cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” devido aos filmes que rodou contando a trajetória de João Goulart, Juscelino Kubitschek e Carlos Marighella. Além deste longa, Silvio Tendler preparou o material que deu origem a uma série com mesmo nome e temática, que já está no ar pela TV Brasil. A série traz um relato das memórias de homens e mulheres fundamentais na luta contra as violações cometidos pelo Estado: os advogados que atuaram na defesa de presos políticos.

O lançamento faz parte do evento "50 anos depois: os advogados da resistência", promovido pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil e que também terá o lançamento do livro Advocacia em Tempos Difíceis, de Paula Spieler e Rafael Mafei Rabelo Queiroz. O livro foi  patrocinado pelo projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Escrevendo para o Blog Direito e Sociedade, do O Estado de S. Paulo, Rafael Queiroz explica que a obra traz entrevistas com advogados que atuaram na defesa de presos políticos entre 1964-1985. Segundo ele, o objetivo foi investigar a relação dos advogados com as estruturas legais do regime, mesmo em um contexto onde as ilegalidades eram frequentes.

O futuro Memorial da Luta Pela Justiça é localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 1249 – Bela Vista. No prédio que vai abrigar o memorial funcionava a 2ª Auditoria Militar, onde  os presos políticos foram interrogados e julgados. Por lá passaram Lula e Dilma Rousseff, por exemplo. O local foi concedido pela União à OAB-SP para construir o memorial, mas ainda não há data para a sua inauguração. 

Clique aqui para fazer o download do livro Advocacia em Tempos Difíceis. 
Veja abaixo o trailer de Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça.

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!