Competência originária

STF arquiva Reclamação sobre IR sobre férias de juízes

Autor

24 de setembro de 2013, 21h23

Por entender que não houve usurpação de competência originária do Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki arquivou a Reclamação 16.359, ajuizada pela União contra decisão do juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. Ao analisar demanda da Associação dos Juízes Federais do Brasil, a 17ª Vara Federal determinou que não há incidência do imposto de renda nas parcelas recebidas a título de terço constitucional de férias. A decisão, baseada no entendimento de que os pagamentos têm natureza indenizatória, determinava que a Fazenda Nacional devolvesse os valores recolhidos indevidamente.

Na Reclamação, a União afirma que a Justiça Federal usurpou competência do STF, pois o tema é de interesse direto da magistratura, razão pela qual deveria ser julgado diretamente pelo Supremo Tribunal Federal. A União cita como precedente a Ação Ordinária 1.569-QO, em que o STF reconheceu a própria competência para julgamento de pretensão referente a ajuda de custo, como previsto no artigo 65, I, da Lei Orgânica da Magistratura.

Teori Zavascki afirmou na decisão que não há usurpação de competência do STF, pois a jurisprudência consolidada do tribunal não reconhece a competência originária do STF nas causas em que outras categorias de servidores tenham interesse no caso. 

O ministro informa que o caso em questão trata-se da mesma situação jurídica dos precedentes, já que a ação de origem tem pretensão que interessa a todas as carreiras do serviço público. De acordo com ele, não há na causa qualquer elemento para concluir que apenas os juízes seriam beneficiados com a não incidência do imposto. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!