Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Restrição proibida

Liminar libera acesso de advogados a processos em PE

O conselheiro Rubens Curado Silveira, do Conselho Nacional de Justiça, concedeu nesta quarta-feira (11/9) liminar suspendendo os efeitos do dispositivo do Provimento 36/2010 da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco, que restringia o acesso aos processos no tribunal aos advogados sem procuração nos autos. A decisão foi tomada em Processo de Controle Administrativo impetrado pela seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil.

De acordo com o provimento, advogados não constituídos nos autos estariam limitados no direito de retirar processos dos cartórios para copiar as partes que lhes interessam. “A proibição da retirada de autos do cartório por advogados sem procuração viola as prerrogativas inerentes ao pleno exercício da advocacia, em especial a prevista no artigo 7º, XIII, da Lei 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia), bem como o artigo 133 da Constituição Federal”, argumentou a OAB-PE.

O conselheiro Rubens Curado acolheu as alegações da OAB. “Vale lembrar que este Conselho, em reiterados julgados, de há muito consolidou posicionamento no sentido de que não é possível condicionar ou restringir a retirada de autos por advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil”, afirmou o conselheiro. O Tribunal foi intimado para, em 15 dias, se manifestar sobre o processo administrativo. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Clique aqui para ler a liminar.
PCA 0005191-02.2013.2.00.0000

Revista Consultor Jurídico, 12 de setembro de 2013, 13h44

Comentários de leitores

1 comentário

Corporativismo

João da Silva Sauro (Outros)

Medida que atende aos anseios abstratos de prerrogativas mas na prática so serve para facilitar o protelamento, evitando que advogados tomem ciência e possam dilatar prazos.

Comentários encerrados em 20/09/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.