Bacharel em Direito

Juíza identifica falso advogado no Rio Grande do Norte

Autor

10 de setembro de 2013, 11h53

A juíza Ana Cláudia Braga, titular do Juizado Criminal de Parnamirim (RN), flagrou no último dia 29 de agosto a atuação de um falso advogado dentro do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da cidade. O caso foi descoberto durante busca no Sistema de Automação da Justiça pelo número da carteira de advogado apresentada pelo flagrado.

Ele pode responder pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documentos, com a soma das penas chegando a 16 anos de prisão. O caso será apurado pelo Ministério Público Federal, que apurará se outras pessoas foram enganadas pelo falso advogado.

A busca revelou que o número pertencia a outro advogado, e que o cidadão em questão não estava na lista dos profissionais habilitados a atuar. Quando foi questionado pela juíza, o homem atribuiu a situação a um erro no sistema, já que ele era pós-graduado e professor de Direito em uma universidade de Natal.

As informações foram confirmadas, assim como a revelação de que o falso advogado não passou no Exame da Ordem. A Ordem dos Advogados do Brasil foi consultada e informou que a carteira apresentada é falsa e que o cidadão é bacharel em Direito e atua como assessor de escritório de construção civil. Ele se apresentou como advogado das vítimas, mas sua atuação não prejudicou o caso, pois foi fechado acordo entre as partes. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RN.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!