
Filho de Lula sofre nova derrota na Justiça contra Editora Abril

O fato de um entrevistado negar a autoria de declarações a ele atribuídas veiculadas em reportagem não
justificam que uma pessoa que se sentiu ofendida pela notícia receba indenização por danos morais.
Com essa justificativa, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso interposto pela defesa de Fábio
Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, contra a revista Veja, da Editora Abril. 

Participaram do julgamento os desembargadores Hamilton Elliot Akel (relator), Paulo Razuk e Rui
Cascaldi. A decisão foi unânime. O advogado Alexandre Fidalgo, do escritório EGSF Advogados,
atuou na defesa da Editora Abril.

Em seu voto, Paulo Razuk faz longa menção ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Admirador
confesso do criador do Plano Real — e adversário político do pai de Lulinha —, o desembargador disse
que a acusação da reportagem o remeteu a uma análise, segundo ele, “brilhante”, feita por FHC em seu
livro Os Pensadores que Inventaram o Brasil. A conclusão em questão é que o Estado atua em favor
classe dominante. “Lendo essa reportagem, chega-se à conclusão de que tudo muda, para nada mudar”,
concluiu.

Interesse público
O acórdão do TJ-SP mantém sentença proferida em 2009 pela juiza Luciana Novakoski, da 2ª Vara
Cível do tribunal paulista. Na ocasião, Luciana alegou que a reportagem intitulada “O Ronaldo de Lula”,
de autoria do jornalista Alexandre Oltramari, não comenteu abuso contra Lulinha, cuja conduta, por
tratar-se do filho do então presidente da República, seria de total interesse público.

A juiza também indeferiu a alegação da defesa do empresário, representada pelo advogado Cristiano 
Zanin, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, de que uma das fontes da reportagem —
Alexandre Paes dos Santos, sócio de Lulinha — teria negado as declarações atribuídas a ele pela revista.
Luciana, no entanto, ressaltou que o “desmentido” é algo comum na imprensa e isso, por si só, não
justificaria o pedido de indenização.

A sentença em primeiro grau também condenou o empresário ao pagamento de R$ 10 mil reais pelas
custas processuais. 

De acordo com a série de reportagens publicada pela Veja em 2006, Lulinha utilizou-se do lobby político
para favorecer negócios pessoais. Como exemplo, a reportagem a associação da GameCorp, de Fabio
Luis, com a operadora de telefonia Telemar, que teria destinado milhões à empresa do filho do então
presidente.

Clique aqui para ler o acórdão.

Date Created
31/10/2013

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 31/10/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/acordao-lulinha-editora-abril-tj-sp.pdf
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/acordao-lulinha-editora-abril-tj-sp.pdf

