Consultor Jurídico

Presidente do STJ libera obras de modernização do porto de Manaus

30 de outubro de 2013, 14h41

Por Gabriel Mandel

imprimir

Por conta da proximidade da Copa do Mundo de 2014, a interrupção de obras consideradas necessárias pode causar grave lesão à ordem e à economia públicas. Com base em tal argumento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Felix Fischer, acolheu Suspensão de Segurança e determinou a continuidade das obras de modernização do porto de Manaus. O pedido para a liberação das obras foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e pela União após liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em sua decisão, o presidente do STJ aponta que as obras — que integram o pacote de infra-estrutura relacionado à Copa de 2014 — são urgentes e necessárias, e sua paralisação pode causar lesão à economia e ordem públicas. O processo licitatório, segundo ele, foi considerado legal pelo juiz de primeira instância e pelo Tribunal de Contas da União, que aprovou a continuidade sob a alegação de que as alterações necessárias ao edital não alteraram seu objeto.

Felix Fischer afirmou que não se trata de avaliar a legalidade da licitação, algo que deve ser feito “nos autos do processo principal”. Para o Dnit e a União, paralisar a licitação prejudicaria a modernização do porto, processo que foi afetado durante anos por problemas de gestão, de acordo com a decisão. O pedido de Suspensão de Segurança apontou também a importância da obra para a Copa do Mundo de 2014, que tem Manaus como uma de suas sedes. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Clique aqui para ler a decisão.