Sem prejuízo

Uso de tabela de honorários não afeta livre concorrência

Autor

11 de outubro de 2013, 17h33

Se adotada de forma espontânea pelos profissionais após recomendação da associação de classe, a utilização da tabela de honorários da Associação Médica Brasileira não configura infração à ordem econômica. Não é possível configurar, então, ato que prejudique ou limite a livre concorrência, e não se pode falar em conduta comercial uniforme entre concorrentes. Este foi o entendimento da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao rejeitar Apelação ajuizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica e manter decisão que absolve a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia pela utilização da tabela.

Relator do caso, o desembargador federal Kassio Nunes Marques afirmou que o TRF-1 já firmou entendimento de que a utilização da tabela espontaneamente pelos médicos não configura prejuízo intencional à livre concorrência. Segundo ele, a tabela tem como grande objetivo orientar os médicos sobre os honorários, sem qualquer conduta lesiva. Ele citou como precedentes as Apelações Cíveis 0034529-02.1999.4.01.3400/DF, 0017307-84.2000.4.01.3400/DF e 0012790-41.1997.4.01.3400/DF.

Ao aplicar a multa, o Cade determinou que a Coopanest/BA deixasse de adotar a Lista de Procedimentos Médicos, que indicava o valor mínimo dos honorários, por entender que o ato configurava infração à ordem econômica, prejudicando a livre concorrência. Além de multa de 60 mil UFIRs, o Cade determinou a publicação de nota pública com o teor da decisão em jornal de grande circulação na Bahia e Sergipe. O prazo para a publicação era de 30 dias, mesmo período que a Coopanest recebeu para avisar seus membros.

A cooperativa ajuizou ação questionando a penalidade, e a decisão de primeira instância julgou o pedido procedente, sob a alegação de que seria necessário provar que a Coopanest influenciou a adoção de conduta uniforme por parte dos médicos. Na Apelação junto ao TRF-1, o Cade alega que a tabela não resulta em infração à concorrência, mas seu uso sim, pois é possível a influência e condução do acerto de preços. O conselho também apontou depoimentos confirmando que a cooperativa negociava e impunha a tabela aos planos de saúde. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-1.

Clique aqui para ler a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!