
Eduardo Jorge não deve indenizar Paulo Preto por entrevista à IstoÉ

Por não ter demonstrado intenção ofensiva e não haver abuso na liberdade de expressão, Eduardo Jorge
Caldas Pereira não deve pagar indenização por danos morais a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, por
declarações publicadas pela revista IstoÉ em 2010. Após analisar a gravação da entrevista que o ex-
secretário-Geral da Presidência da República concedeu à revista, o juízo da 29ª Vara Cível de São Paulo
decidiu que Eduardo Jorge apenas manifestou sua opinião, “sem intenção de atingir a honra do autor” e
julgou o pedido improcedente. A sentença foi publicada nesta terça-feira (8/10).

A gravação da entrevista com Eduardo Jorge aconteceu em 2010 e serviu de apoio à reportagem da
Revista IstoÉ que apontou Paulo Preto como responsável por suposto desvio de R$ 4 milhões da
campanha de José Serra à Presidência naquele ano. Intitulada Um tucano bom de bico, a reportagem
publicada em 18 de agosto de 2010 questiona: “Quem é e como agia o engenheiro Paulo Vieira de
Souza, acusado por líderes do PSDB de ter arrecadado dinheiro de empresários em nome do partido e
não entregá-lo para o caixa da campanha?”

A reportagem, primeira de uma série, afirmava que Paulo Preto era acusado por líderes do PSDB de ter
arrecadado dinheiro de empresários em nome do partido e não entregá-lo para o caixa da campanha. A 
IstoÉ publicou que Eduardo Jorge disse o seguinte: “ele [Paulo Preto] arrecadou por conta própria, sem
autorização do partido. Não autorizamos ninguém a receber dinheiro de caixa 2. As únicas pessoas
autorizadas a atuar em nome do partido na arrecadação são o José Gregori e o Sérgio Freitas”.

Alegando que tais afirmações causaram dano ao seu nome, à sua dignidade, à sua honra e à sua imagem,
Paulo Preto moveu Ação Civil contra Eduardo Jorge. No mérito, pediu indenização por danos morais no
valor de R$ 1 milhão. Desde que o caso veio à tona, Eduardo Jorge afirma que sua declaração à IstoÉ foi
distorcida.

Em contestação, afirmou que “levianamente deu a entender que havia um consenso dos membros do
partido quanto à existência do desvio em questão e à responsabilidade do autor, o que é uma
inverdade”. Além disso, afirmou que logo que soube da reportagem, procurou o editor responsável pela
revista para que o conteúdo de suas declarações fosse esclarecido na publicação seguinte. O vice-
presidente do PSDB disse ainda que não acusou Paulo Preto de qualquer conduta ilícita.

Para a juíza Laura de Mattos Almeida da 29ª Vara Cível do TJ-SP, as declarações de Eduardo Jorge não
determinaram o conteúdo da reportagem, mas “constituíram apenas um dos elementos colhidos pelos
jornalistas". Segundo a magistrada, não houve abuso na liberdade de expressão.

“A revista sim é que, desde o início da matéria, apontou Paulo Preto como sendo o responsável pelo
suposto desvio de dinheiro da campanha do PSDB”, disse a juíza na decisão. Segundo ela, a suspeita
contra Paulo Preto não foi levantada por Eduardo Jorge, mas por uma série de informações que teriam
sido colhidas pelos jornalistas que escreveram a matéria. Afirmou ainda que a preocupação de Eduardo
Jorge de esclarecer o real conteúdo da entrevista confirma a inexistência de dolo de ofender a honra e a
imagem de Vieira de Souza. O pedido de indenização foi julgado improcedente.

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 08/10/2013

http://www.conjur.com.br/2013-mai-04/justica-sp-analisa-entrevista-eduardo-jorge-paulo-vieira
http://www.istoe.com.br/reportagens/95231_UM+TUCANO+BOM+DE+BICO


Clique aqui para ler a decisão.
Ação Cível no TJ-SP 583.00.2010.177083

Date Created
08/10/2013

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image found

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 08/10/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-paulo-preto-ej-tjsp.pdf

