Consultor Jurídico

Comentários de leitores

10 comentários

E os que só recebem aposentadoria infima?

Ezac (Médico)

O que fazer com idosos que ganham valores aviltantes e moram em imovel que herdaram de conjujes?
Mandar embora de SP? Ir para a periferia? Então após os sessenta anos, não deveria pagar IPTU sobre imovel.

Com todo respeito, democraticamente divirjo do articulista

Sérgio Niemeyer (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

No exercício da liberdade de expressão e pensamento, apesar do respeito que devoto ao articulista, dele divirjo por considerar que parte de premissas equivocadas, o que só poderia resultar em uma conclusão também errônea.
.
No meu sentir, e já escrevi um artigo sobre isto, o IPTU, o IPVA, o ITR e todos os impostos ditos “reais” são inconstitucionais e possuem caráter confiscatório.
.
Uma reflexão profunda, que leve em conta todas as variáveis jurídicas e não os apelos econômicos — porque o direito tem essa característica de subordinar a realidade para impor outra, a realidade jurídica, atuando sobre a conduta das pessoas e os efeitos que se pretende fazer prevalecer, de modo que mesmo as questões econômicas sujeitam-se à disciplina estabelecida pelo direito —, redundará na conclusão de que esses impostos, ou o modo como estão disciplinados pelas leis locais, afrontam a Constituição Federal de 1988, o que os torna inconstitucionais.
.
(a) Sérgio Niemeyer
Advogado – Mestre em Direito pela USP – sergioniemeyer@adv.oabsp.org.br

Justiça Tributária. O IPTU é um imposto justo...

Aurelio Carlos (Advogado Sócio de Escritório - Trabalhista)

Com todo respeito ao nobre articulista, lamenta-se dizer que ingressar na justiça é uma causa perdida. São através de supostas ações perdidas que muitas situações mudem. O IPTU seria sim um imposto justo, desde que houvesse a contrapartida do governo municipal. Deveria o articulista andar na periferia de SP e ver o quanto falta de infraestrutura, hospitais, etc. O nosso dinheiro é mal usado e até desviado, veja as reportagens do dia a dia. Agora quem vai pagar o aumento é o inquilino e aquele que só tem um imóvel, o que reside. É justo? Em alguns países a carga tributária é alta, entretanto o governo é responsável e retribui, bem utilizando, o imposto pago. Quando interessa para o governo, algumas pessoas de peso se manifestam a favor, por que? A favor do povo, os interlocutores não tem voz.

Será que mansão de PeTralhada vai pagar também?

MSRibeiro (Administrador)

A grande questão é - desconheço o PL, mas hoje em São Paulo há uma forte especulação imobiliária. Será que tal especulação também não é criada visando o aumento da arrecadação? Tal demanda especulativa que joga o preço dos imóveis para cima e tal projeto de lei parecem vir de mãos dadas em um momento bastante oportuno.....

Alguns pagam muito, outros nada

E. Coelho (Jornalista)

Sim, é evidente que devemos pagar impostos.
.
Na cidade de São Paulo alguns pagam muito, enquanto
milhares ou milhões nada pagam. Pelo visto, basta chegar na cidade, morar embaixo da ponte ou na rua, para em pouco tempo ganhar uma casa ou apartamento.
.
Não conheço país no mundo no qual o governo dá casas, apartamentos e terras à vontade para as pessoas. Para o governo fazer isso é preciso cobrar muito imposto daqueles que "podem" pagar.
.
O socialmente justo precisa ter limites.

Justiça tributária??

Hélio Ferreira Ribeiro (Advogado Autônomo - Tributária)

Certos textos me trazem uma desesperança quanto ao prosseguimento na carreira. Defender a Justiça Social elogiando um projeto de político petista...expressões como "barões" e "malfeitores" denunciam a posição deste articulista, que acredito, não esteja longe dos patamares por ele condenados. Mas, bom mesmo é ser "imparcial" na terra tupiniquim, onde quem ganha é quem não rema contra a maré!

Todos os impostos são justos....

Ademilson Pereira Diniz (Advogado Autônomo - Civil)

Sob certa ótica, todos os impostos são justos. É claro que alguns poderiam estar embutidos noutros, já que podem ter a mesma função ou destinação (encontra-se sempre um fórmula para distinguir-se certas incidências tributárias para se evitar a pecha de bitributação, mas, na verdade, há sim, impostos uns sobre os outros). É o custo de se viver em sociedade, e não se discute. O que se discute, e é justo que se discuta, é o tamanho desse imposto, bem como o destino que se dá ao que se arrecada. Os ralos são vistos a olho nu (desperdícios, corrupção, construção de estradas, hospitais, prédios públicos fantasmas, licitações para nada se fazer, etc.), e, o pior dos desvios: o uso político (bolsas disso e daquilo e financiamento de ONGs para isto e aquilo) de verbas vindas dos tributos pagos. É isso o que nos envergonha e nos revolta, e não o fato de pagarmos perto de 30% do PIB em tributos.

bom texto de cidadania

analucia (Bacharel - Família)

parabéns

discordo educadamente do quesito "melhor cidade"...

hammer eduardo (Consultor)

O Dr.Haidar não escreveu um artigo mas proferiu uma palestra de Cidadania , artigo cada vez mais raro nos dias atuais. Como Carioca me permito a uma gozação de praxe padrão Rio-Sampa quando o mesmo menciona a Cidade como o paraiso na terra o que convenhamos..........
Na realidade o que esta em jogo é a democratica entrada de "agua" ( Tributos sem fim ) numa eterna "caixa d'agua" ( administração) eternamente furada , jamais consertada e ainda por cima com varios ratos roubando ou usando mal a pouca agua que chega ao ponto desejado.
A politicagem rasteira dos petralhas alias sempre foi pelo vies da "teoria Robin Hood" de tirar CADA VEZ MAIS de quem eles "acham" que pode ser sangrado mais um pouco.Apesar de Carioca com orgulho ( mesmo tendo que aturar a quadrilha cabral/paes), lembro bem de outra INDI-gestão que Voces tiveram ai em São Paulo com aquele monstro botoxiado fugido da Represa Billings chamado marta "suplicio" ou como Voces mesmos lançaram , Martaxa. Essa é a filosofia do PT em tudo que colocam suas mãos , via de regra enlameadas em sua plenitude , arrochar em cima de onde acham que existe grana para comprar votos e fazer populismo barato em cima da massa "inguinoranti" que garante a eternização deles no poder. Junto com IPTU , via de regra vem tudo mais a reboque e é justamente ai que reside a justa chiadeira do Paulistano ( e dos Brasileiros em geral tambem), são os "impostos que sobem pelo elevador enquanto os serviços vem pela escada" ( roubando a frase de um Paulista ilustre que nos deixou chamado Joelmir Betting). O dia que conseguirmos colocar nestes postos gente capaz em vez de apenas "postes" que garantem a manutenção do "poleiro" , certamente tudo vai melhorar. Grande abraço !

Impostos

Luiz eduardo machado (Advogado Assalariado - Criminal)

Que tal a Receita Federal seguir os passos do prefeito de São Paulo e permitir que se atualize na declaração do imposto de renda os valores dos imóveis?

Comentar

Comentários encerrados em 15/10/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.