Intercâmbio de profissionais

Horacio Cartes quer aproximação com magistratura brasileira

Autor

1 de outubro de 2013, 16h41

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu nessa segunda-feira (30/9) o presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes. Empossado no cargo no dia 15 de agosto deste ano, Cartes está em sua primeira visita de Estado ao Brasil.

No encontro, o vice-presidente do STF manifestou a expectativa de que a visita ao tribunal abra um momento de aproximação e colaboração entre a magistratura paraguaia e a brasileira. “A língua do comércio é a língua do direito, e, portanto, o intercâmbio de profissionais, de operadores do Direito, sejam da magistratura, da parte dos advogados ou do Ministério Público, será muito bem-vindo, e colaborará para ampliar e aprofundar o diálogo”, afirmou o ministro Lewandowski.

Ele disse que o Brasil pode ter algo a contribuir, mas também tem muito a aprender com o Paraguai, onde se registram boas experiências com o uso da mediação. “O país está muito adiantado na mediação, na solução de conflitos que não se faz exclusivamente pela via judicial, sobretudo no mundo dos negócios”, afirmou.

O presidente Horácio Cartes destacou a importância de estreitamento dos laços com o Brasil, tendo em vista a história e as perspectivas de atuação conjunta dos dois países. “O Brasil não é um país a mais, Brasil e Paraguai têm uma longa história. Souberam converter grandes dificuldades em obras extraordinárias, como a construção da maior barragem do mundo”, afirmou Cartes. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!