Cartaz nacional

Filme sobre advogado Sobral Pinto é lançado em Brasília

Autor

1 de outubro de 2013, 15h58

O documentário Sobral: O Homem que Não Tinha Preço sobre o advogado Sobral Pinto foi lançado nessa segunda-feira (30/9), em Brasília. São 80 minutos, que contam a história do advogado que viveu momentos políticos importantes que vão desde a ditadura até a constituinte. O documentário mostra a vida de Sobral em várias cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Algumas cenas do filme foram filmadas no Superior Tribunal Militar. Partes da pesquisas sobre vida e obra do jurista Sobral Pinto também tiveram como base arquivos do STM, que foram cedidos à cineasta e neta do jurista, Paula Fiúza.

O advogado atuou frequentemente na corte do STM e nas Auditorias Militares. Depoimentos dele descrevem o importante papel do STM naquele contexto político de regime militar. “O STM é o melhor tribunal do país. Nesta hora em que há um medo generalizado, e medo justificado porque ninguém está garantido quando agentes de segurança podem apanhar qualquer um e sumir o cidadão, este STM não tem medo”, afirmou Sobral Pinto.

Sobral Pinto nasceu em 5 de novembro de 1893, em Barbacena (MG) e morreu as 98 anos em 30 de novembro de 1991. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, que hoje é a Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O filme entra está em cartaz no circuito nacional. Com informações da Assessoria de Imprensa do STM e do Conselho Federal da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!