Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Cartaz nacional

Filme sobre advogado Sobral Pinto é lançado em Brasília

O documentário Sobral: O Homem que Não Tinha Preço sobre o advogado Sobral Pinto foi lançado nessa segunda-feira (30/9), em Brasília. São 80 minutos, que contam a história do advogado que viveu momentos políticos importantes que vão desde a ditadura até a constituinte. O documentário mostra a vida de Sobral em várias cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Algumas cenas do filme foram filmadas no Superior Tribunal Militar. Partes da pesquisas sobre vida e obra do jurista Sobral Pinto também tiveram como base arquivos do STM, que foram cedidos à cineasta e neta do jurista, Paula Fiúza.

O advogado atuou frequentemente na corte do STM e nas Auditorias Militares. Depoimentos dele descrevem o importante papel do STM naquele contexto político de regime militar. “O STM é o melhor tribunal do país. Nesta hora em que há um medo generalizado, e medo justificado porque ninguém está garantido quando agentes de segurança podem apanhar qualquer um e sumir o cidadão, este STM não tem medo”, afirmou Sobral Pinto.

Sobral Pinto nasceu em 5 de novembro de 1893, em Barbacena (MG) e morreu as 98 anos em 30 de novembro de 1991. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, que hoje é a Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O filme entra está em cartaz no circuito nacional. Com informações da Assessoria de Imprensa do STM e do Conselho Federal da OAB.

Revista Consultor Jurídico, 1 de outubro de 2013, 15h58

Comentários de leitores

2 comentários

Sobral pinto é referência para todo advogado e estudante

rolcardoso (Servidor)

Realmente, este filme deveria ser obrigatório em todas faculdades de Direito do Brasil. Homem de coragem e caráter, Sobral Pinto é alguém que não pode ser esquecido!
Outro filme que deveria ser exibido é "Z", de Costa-Gravas.

Exibição obrigatória

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Esse filme deve ser de exibição obrigatória em todas as Faculdades de Direito do Brasil e também em todas as Seccionais da OAB. Trata-se de obra sobre o maior Advogado da história deste País, em todos os sentidos. A data de seu nascimento, 5 de novembro, deveria ser o Dia do Advogado, como já comentei aqui, num 5 de novembro passado...

Comentários encerrados em 09/10/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.