Risco acentuado

Família de jóquei morto ao domar cavalo será indenizada

Autor

27 de novembro de 2013, 7h50

Quando um profissional que exerce atividade de risco natural sofre acidente de trabalho e morre, deve ser aplicada a teoria da responsabilidade objetiva com base no risco acentuado. Prevista no artigo 927, parágrafo único, do Código Civil, a teoria prevê a responsabilização do empregador, que deverá indenizar pelo dano causado, independente de sua culpa, por conta do risco. A teoria serviu como base para a responsabilização solidária do Jockey Club do Paraná e do espólio do ex-deputado Max Rosenmann (PMDB-PR) pela morte de um jóquei que morreu após ser derrubado por um cavalo que tentava domar no Hipódromo de Tarumã, em Curitiba, em 1998.

A condenação foi confirmada pela 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou Embargos de Reclamação das partes e manteve o acórdão de Recurso de Revista julgado em abril. Assim, os dois réus devem pagar indenização por danos morais e danos materiais à viúva do jóquei. Na ação, a mulher afirmou que ela e seus dois filhos tiveram de deixar a casa em que moravam, dentro do Jockey Club, após a morte do homem, e passaram por dificuldades financeiras. A indenização por danos morais chega a R$ 100 mil, enquanto o dano material será pago por meio de pensão mensal de R$ 1.720, equivalente ao valor dos vencimentos do jóquei, entre novembro de 1998, quando ele morreu, e a data em que completaria 65 anos.

A ação foi ajuizada em 2003 e, em 2006, Max Rosenmann, proprietário do cavalo, morreu. Antes, porém, ele e o Jockey Clube contestaram a alegação da mulher, afirmando que o cavalo era treinado e que o risco causado por tal trabalho era inerente. A defesa ainda citou a possibilidade de imperícia na conduta, mas os argumentos não foram aceitos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Os desembargadores apontaram que o jóquei era contratado para participar de corridas, mas no momento do acidente tentava domar o animal. A experiência de oito anos como jóquei, de acordo com a decisão do tribunal regional, não comprova que ele fosse habilitado a domar cavalos.

A condenação solidária do Jockey Clube e do espólio do deputado foi questionada no TST. Os ministros, porém, rejeitaram o Recurso de Revista do Jockey e o mesmo ocorreu com a peça movida pelo espólio do político. O único ponto aceito envolveu o marco para correção monetária da indenização, que passou a ser a data de ajuizamento da ação pela viúva do jóquei, e não o dia da morte dele. A decisão levou os réus a apresentarem Embargos de Declaração, também analisados pela 7ª Turma.

Relator do caso, o ministro Cláudio Brandão negou que tenha ocorrido divergência entre os votos dos ministros, como apontavam as peças. Ele afirmou que as funções exercidas pelo jóquei se relacionavam com o exercício de suas atividades. De acordo com o relator, profissionais que lidam com animais têm risco maior de sofrer lesões decorrentes de acidentes de trabalho, sendo este um fator de risco gerado pelo empregador. O ministro também rejeitou a alegação de imperícia ou imprudência do jóquei. "Não é o caso em que uma pessoa atiça um cão e este vem a mordê-la", comparou. O voto de Cláudio Brandão foi acompanhado pelos demais integrantes da 7ª Turma do TST. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Clique aqui para ler a decisão sobre os Embargos de Declaração.
Clique aqui para ler o acórdão do caso.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!