Usina de ideias

Prêmio Innovare celebra dez anos com seminário

Autor

26 de novembro de 2013, 19h12

Comemorando dez anos de existência, o Prêmio Innovare promove neste quarta-feira (27/11), em Brasília, o seminário "Judiciário — 10 anos de Reformas e Inovação — Avanços e Perspectivas". O encontro contará com palestras dos ministros Gilmar Mendes e Ayres Britto e dos professores Eduardo Giannetti e Marcos Lisboa, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Para o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, o seminário é uma oportunidade para discutir todos os avanços já conquistados e o que ainda há para modernizar. "Temos frequentemente esta preocupação de estimular o novo e tornar antigos métodos mais ágeis, modernos, ou mesmo inová-los por completo. O objetivo é tornar a Justiça cada vez mais democrática, mais ampla em sua abrangência e mais célere, sem perder o foco nas decisões. A participação dos ministros, dos professores e da sociedade em geral em seminários como este certamente só tem a colaborar com todo o processo", afirma.

O prêmio
Criado em 2004, o Innovare é uma das premiações mais respeitadas da Justiça brasileira. O objetivo principal é identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras de magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que melhoram a qualidade da prestação jurisdicional e contribuem com a modernização da Justiça brasileira. Em 2013, o Innovare criou um prêmio especial, coordenado pela pesquisadora da Universidade de São Paulo Maria Tereza Sadek, também para profissionais e graduados de outras áreas, não apenas do Direito.

Com apoio das principais associações da Justiça e com patrocínio das Organizações Globo, o prêmio já recebeu inscrições de todas as regiões do país, contou com uma edição internacional (2010) e premiou mais de 60 práticas inovadoras. Destas, mais de 90% ainda estão sendo mantidas por seus autores e até mesmo replicadas para outros territórios, segundo a pesquisa de Maria Tereza Sadek. Ao todo, mais de 3 mil práticas já foram inscritas no Prêmio e estão disponíveis para pesquisa gratuita no site da instituição (www.premioinnovare.com.br). Outra fonte para pesquisa é a fanpage recém lançada no Facebook (www.facebook.com/institutoinnovare).

O Prêmio Innovare é promovido pelo Instituto Innovare, pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.

A Diretoria do Prêmio é composta por Sérgio Renault, Pedro Freitas, Antonio Claudio Ferreira Netto e Carlos Araujo, e a coordenação é de Raquel Khichfy.

Serviço
Seminário Judiciário — 10 anos de Reformas e Inovação — Avanços e Perspectivas
Data: 27 de novembro, às 9h30
Local: Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul Brasília, DF
Inscrições: Gratuitas pelo email [email protected] ou pelo telefone (21)9-8496-5907

Programação
9h30 — Credenciamento e Welcome Coffe
10h — Abertura
Dr. Sergio Renault — Presidente do Instituto Innovare

10h10 às 11h00 — 1ª palestra
Ministro Gilmar Mendes — Supremo Tribunal Federal
Tema: Os avanços do Judiciário a partir da Reforma

11h às 11h50 — 2ª palestra
Professor Eduardo Giannetti — Economista e Sociólogo
Tema: O Poder Judiciário e o desenvolvimento do Brasil

11h50 às 12h10 — Coffee Break

12h10 às 13h — 3ª palestra
Professor Marcos Lisboa — Economista
Tema: A importância de uma gestão eficiente no Judiciário

13h às 13h30 — Palestra de Encerramento
Ministro Ayres Britto — Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!