Consultor Jurídico

Sociedades S.A.: Aplicação do benchmarking auxilia evolução das bancas

22 de novembro de 2013, 7h01

Por Rodrigo Bertozzi, Lara Selem

imprimir

Spacca
Há que se reforçar que uma das características essenciais do benchmarking é a exigência de continuidade. Uma vez conseguida uma posição de excelência, a situação vai evoluindo, os concorrentes também, e é necessário que o escritório aplique, de forma contínua, o benchmarking para manter a sua posição concorrencial e atualizar seus conhecimentos.

Dentre os infindáveis processos de gestão, destacam-se como mais avaliados por meio de benchmarking: tecnologia de sistemas de informação, atendimento ao cliente, treinamento de colaboradores, recursos humanos, gerenciamento de controle de documentos, gestão do conhecimento. São matérias da gestão legal — e não a cópia de alguma questão jurídica.

Sendo práticos, selecione pelo menos duas bancas de cada modelo: bancas internacionais, grandes bancas, boutiques jurídicas, escritórios médios ou de segmento. O que na verdade estamos fazendo é buscar o melhor de cada segmento e melhorar suas práticas. O benchmarking propõe que se deve assumir um modelo líder. Ou seja, copiar as melhores práticas para melhorar a própria performance.

O fato é que mudanças estão ocorrendo no cenário jurídico brasileiro. É possível afirmar que as bancas que não se esforçarem para adaptar-se e acompanhar o ritmo frenético das mudanças terão muitas dificuldades no médio prazo para atingir suas metas.

A técnica de benchmarking visa ao desenvolvimento de estudos que comparem o seu desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, com o objetivo de atingir uma posição de liderança em qualidade. Esses estudos devem identificar serviços e processos de alto nível em outros escritórios. São parâmetros que decidimos incorporar e melhorar como prática da gestão legal. Os resultados são obtidos e incorporar o conhecimento, quando aplicável a seus processos e serviços.

A técnica do benchmarking pode ser aplicada sob, pelo menos, quatro enfoques diferentes. Cada um traz benefícios e deficiências e, dependendo do caso, um pode ser mais adequado que o outro.

Benchmarking interno: Na maioria dos escritórios de Advocacia existem funções semelhantes em diferentes unidades operacionais (atendimento telefônico, gravação de arquivos digitais, controle de audiências etc). Esse tipo de benchmarking é um dos mais fáceis, pois os dados envolvidos estão facilmente disponíveis e não há problemas de confidencialidade. Se a área trabalhista desempenhar melhor alguma função comum à área cível e à tributária, o escritório sairá ganhando se optar por implantar o melhor processo produtivo em todas as áreas.

Benchmarking competitivo: Os concorrentes diretos são os objetos óbvios desta modalidade de benchmarking. Existem, porém, algumas considerações a serem observadas: deve-se compreender o porte do concorrente, porque dependendo desse fator, ele pode adotar certos métodos que não lhe cabe (por exemplo: a forma de apuração de resultados de um escritório full service de grande porte é, por certo, bem mais complexa do que a do pequeno escritório do interior de São Paulo). Entretanto, a obtenção de informações, muitas vezes, pode tornar-se impossível se essas informações constituírem a base de vantagem do concorrente. A troca de informações pode dar-se caso seja desejada por ambos os escritórios porque o primeiro também pode possuir métodos operacionais que interessem ao segundo. Isso pode ser feito através de um consultor, por exemplo, para garantir a confidencialidade e o anonimato que o procedimento requer.

Benchmarking funcional: Nesse caso não é necessário comparar-se somente com um concorrente direto (escritório tributário x escritório tributário). Há bancas que atuam em outras áreas do Direito que adotam técnicas interessantes e que podem interessar em processos, como por exemplo, atendimento a clientes, organização de arquivos, treinamentos. Nesse tipo de benchmarking a troca de informações ocorre de maneira mais acessível, pois os envolvidos não disputam o mesmo mercado.

Benchmarking genérico: Algumas funções gerenciais são as mesmas, independentemente do porte e da área de atuação do escritório. Uma ampla gama de escritórios executa determinadas funções iguais ou similares visando satisfazer seus clientes. O benchmarking genérico tem potencial para revelar as melhores das melhores práticas.

Implantado com a metodologia certa e com ética, o benchmarking traz inúmeros benefícios, tais como: atender às exigências dos clientes (internos e externos); estabelecer metas e objetivos eficazes, forçando o foco contínuo no ambiente externo; estabelecer a medida real de produtividade através do envolvimento de todos os colaboradores no atendimento dos clientes; tornar-se competitivo, conhecendo os concorrentes; aprender as práticas alheias que são melhores que as usadas no seu escritório.

Não é uma cena muito comum assistirmos dois advogados conversando abertamente sobre a gestão de seus respectivos escritórios. Quanta informação não é utilizada para a evolução profissional desses indivíduos e suas organizações jurídicas. Se você tem aliança com outras bancas, façam um acordo para que a gestão do conhecimento seja uma prática. Intercâmbio de profissionais, ferramentas compartilháveis, troca de teses e assim por diante. O benchmarking é mais que uma troca positiva de experiências: se manejado com ética, é uma bela ferramenta de aprendizado.