@ CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

| stoE vai indenizar Eduardo Jorge por distorcer infor macoes de
entrevista

A discussdo judicia que envolve Eduardo Jorge Caldas Pereira, Paulo Vieira de Souza (conhecido como
Paulo Preto), e arevista |stoE teve mais um capitulo. Dessa vez, Eduardo Jorge — ex-secretéario-geral da
Presidéncia no governo FHC e ex-presidente do PSDB — processou a revista por entender que as
informagdes ditas em uma entrevista foram deturpadas. A 42 Vara Civel de Brasilia concluiu que o
entrevistado ndo atribuiu a Paulo Preto a responsabilidade pela arrecadagéo irregular de verbas em
campanha eleitoral e apenas disse que, se ele arrecadou, foi sem a autorizacdo do PSDB.

Wikimedia Commons

A entrevista com Eduardo Jorge (foto) aconteceu em 2010 e
serviu de apoio areportagem da | stoE, que apontou Paulo
Preto como responsavel por suposto desvio de R$ 4 milhdes
da campanha de José Serra a Presidéncia naquele ano.
Intitulada Um tucano bom de bico, a reportagem publicada
em 18 de agosto de 2010 questiona: “Quem € e como agia o
“Bengenheiro Paulo Vieira de Souza, acusado por lideres do
t‘ﬂ‘-f PSDB de ter arrecadado dinheiro de empresarios em nome do

Wikimeadia Commons

partido e ndo entregé-lo para o caixa da campanha?”’

Em juizo, a Editora Trés, representante darevista, e Eduardo
Jorge discutem se houve abusou no direito de comunicagao.
O objetivo da acéo era verificar se o politico, em suas
declaragdes ao reporter, acusou Paulo Preto ou ndo de ter
desviado tais verbas. Na reportagem, a IstoE publicou que
Eduardo Jorge disse que “ele [Paulo Preto] arrecadou por
conta propria, sem autorizacdo do partido. Nao autorizamos
ninguém areceber dinheiro de caixa dois. As Unicas pessoas
autorizadas a atuar em nome do partido na arrecadacéo sdo o
L José Gregori e 0 Sérgio Freitas’.

A acéo foi interposta por Eduardo Jorge que pediu reparacéo civil por danos morais contra editora.
Afirmou que ap0s as informacdes terem sido publicadas, foi acionado criminalmente (por suposta
calunia) e civilmente (para reparacéo de danos morais) por Paulo Preto que, segundo a reportagem, teria
sido apontado por ele como criminoso.

Argumentos darevista

A editorarespondeu alegando gque a reportagem apenas narrou fatos e suspeitas em relacéo a Paulo Preto
€, sua citagcdo como suposto arrecadador de dinheiro para campanha do partido ndo veio exclusivamente
das declaragtes do Eduardo Jorge, mas de outros membros da executiva do PSDB. Disse ainda que
Eduardo Jorge ndo teve prejuizo com areportagem, ja que as ages em que fora citado foram julgadas
improcedentes. Afirmou também que pelaleitura da reportagem, ndo ha qualquer ato ilicito que

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 22/11/2013


https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/eduardo-jorge-istoe.pdf
http://www.conjur.com.br/2013-mai-04/justica-sp-analisa-entrevista-eduardo-jorge-paulo-vieira
http://www.istoe.com.br/reportagens/95231_UM+TUCANO+BOM+DE+BICO

@ CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

justifique a indenizagéo.

ApoOs ouvir agravacao da entrevista, o juiz Giordano Resende Costa entendeu que o entrevistado néo
atribuiu ao Paulo Preto a responsabilidade pela arrecadagao irregular de verbas em campanha eleitoral,
limitando-se aeximir o partido (PSDB) de qualquer autorizacdo para esse tipo de prética. "O autor ndo
disse que o Sr. Paulo arrecadou dinheiro da campanha, mas que, se assim o fez, hipotese suscitada pelo
repdrter, foi sem autorizacdo do partido. Veja-se que a editora distorceu o teor da reportagem, inclusive
colocando afala do autor entre aspas, como se tratasse de uma narrativa direta’, afirmou o juiz.

O juiz demonstrou um contra ponto em relacéo ao direito de informagao e o direito adignidade da
pessoa. A Constituicdo Federal restringe o exercicio de comunicacdo, quando em conflito com alguns
dos direitos e garantias particulares que sdo considerados fundamentais. “ Sendo certo que inexistem
antinomias constitucionais, confere-se ao aplicador dalel o direito-dever de observar, entre os direitos
assegurados, o de maior prevaléncia, no particular, afim de se dar maior efetividade as disposi ¢coes
constitucionals’, afirmou na decis&o.

Segundo ele, para garantir seu direito de informar, arevistando poderiaviolar o direito fundamental do
Eduardo Jorge, qual sgja, o direito a sua dignidade. “Embora a censura seja proibida, os responsaveis
pel os meios de comunicacdo ndo detém a liberdade de veicularem o que bem entenderem. E se as
noticias ou opinides veiculadas forem inexatas ou falsas, agindo dolosa ou culposamente, estardo eles
sujeitos a sancdes previstas na Constitui c&o e nalegislacdo infraconstitucional”, afirmou.

A editorafoi condenada apagar R$ 20 mil por danos morais. Mas, 0 juiz negou o pedido de Eduardo
Jorge de publicar a sentenca na integra na revista, entendendo néo haver fundamento para o acolhimento
de tal solicitacao.

Em outubro deste ano, o juizo da 29?2 Vara Civel de Sao Paulo decidiu que Eduardo Jorge ndo deve pagar
indenizacdo por danos morais a Paulo Vieira de Souza. O entendimento foi de que o ex-Vice-Presidente
do PSBD apenas manifestou sua opinido, “sem intencdo de atingir a honra do autor”.

Clique aqui paraler a decisdo.

Date Created
22/11/2013

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 22/11/2013


http://www.conjur.com.br/2013-out-08/eduardo-jorge-nao-indenizar-paulo-vieira-entrevista-istoe
https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/eduardo-jorge-istoe.pdf

