Comando da AMB

Nelson Calandra desiste de disputar vice-presidência do TJ-SP

Autor

20 de novembro de 2013, 20h37

Reprodução
Marcada para 4 de dezembro, a eleição que definirá os ocupantes dos cargos de direção do Tribunal de Justiça de São Paulo tem seu primeiro desfalque. O desembargador Nelson Calandra, que se inscreveu para disputar a vice-presidência do TJ-SP, homologou sua desistência na segunda-feira (18/11). A confirmação de que Calandra não será candidato veio na terça-feira, por meio de comunicado assinado pelo presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori, e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Continuam na disputa pela vice-presidência os desembargadores José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, Antonio Carlos Malheiros e Eros Picelli.

Procurado pela reportagem da revista Consultor Jurídico, o desembargador afirmou que teve de deixar a disputa por conta de sua atuação como presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Nelson Calandra disse que tinha a intenção de disputar algum cargo de eleição e, estimulado pelos colegas do TJ-SP, apresentou sua candidatura à vice-presidência em 13 de novembro, último dia para que os desembargadores se inscrevessem. No entanto, após refletir durante o feriado pela Proclamação da República, ele decidiu retirar a candidatura, já que “estamos vivendo aqui em Brasília vários embates” envolvendo a AMB. Assim, para evitar prejuízos à magistratura, sua presença na capital federal tornava-se necessária. O desembargador comparou a presidência da AMB ao comando de um navio, afirmando que não poderia deixar o posto, e disse que priorizou a categoria profissional ao sonho pessoal.

A AMB também está em processo eleitoral. A votação foi aberta nesta quarta-feira (20/11) e segue até o dia 23 de novembro. Disputam a presidência da associação o o desembargador Roberto Portugal Bacellar e o juiz João Ricardo dos Santos. O presidente do TJ-SP é candidato a vice na chapa de Bacellar.

Apontando que, a partir de agora, é apenas um eleitor, Nelson Calandra disse que o desejo de ocupar um cargo de direção no TJ-SP “ficou no passado”, pois não tem idade para participar de futuras eleições. Ele negou que tenha deixado de disputar a vice-presidência do TJ-SP por pretender alçar voos mais altos em termos políticos, e garantiu que não abandonará a atuação no Tribunal de Justiça de São Paulo, em que ocupa uma cadeira na 2ª Câmara de Direito Público.

Clique aqui para ler o comunicado que oficializa a desistência da candidatura do desembargador Henrique Nelson Calandra à vice-presidência do TJ-SP.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!