Consultor Jurídico

Casos concretos ficam de fora de audiência sobre biografias no STF

20 de novembro de 2013, 17h00

Por Felipe Luchete

imprimir

Nada de Roberto Carlos em Detalhes nem outra publicação com conflitos na Justiça. A audiência pública sobre a polêmica das biografias não autorizadas, marcada para quinta (21/11) e sexta-feira (22/11) no Supremo Tribunal Federal, não deverá citar nenhuma obra específica, por determinação da ministra Cármen Lúcia.

A ministra é relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.815, movida pela Associação Nacional dos Editores de Livros contra os artigos 20 e 21 do Código Civil (sobre o direto à honra e a inviolabilidade da vida privada), por entender que a forma de redação dos dispositivos fere a liberdade de expressão e de informação.

Ao definir os expositores da audiência, Cármen Lúcia deixou de fora a associação e todos aqueles que, “conquanto podendo expor relatos pessoais e questões subjetivas, judicializaram casos de seu interesse”. Para a relatora, abordar casos concretos de biógrafos e biografados prejudicaria a proposta da audiência de “aprofundar as teses que repercutirão nos casos de todos os cidadãos brasileiros na forma da melhor Justiça”.

Entre os expositores, estão o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, a escritora Ana Maria Machado, imortal da Academia Brasileira de Letras, e Silmara Chinelato, integrante da Comissão de Direito Autoral da OAB-SP.

ABL
A ministra aprovou pedido da Academia Brasileira de Letras para entrar na ADI como amicus curiae (possibilidade de se manifestar sem ser parte), segundo decisão publicada nesta quarta-feira (20/11). Também foi aceita solicitação de outra entidade, a Associação Eduardo Banks.

Clique aqui para ver o cronograma da audiência pública.