Nei magedound unknown CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

CartaCapital e Leandro Fortesterao deindenizar assessor de
Imprensa

A editora Confianga, que edita arevista CartaCapital, e o jornalista Leandro Fortes terdo de pagar
indenizacdo de R$ 30 mil por danos morais ao assessor de imprensa Renato Parente. Uma reportagem
publicada narevista em 2012, que acusava Parente de participar de um “esquema de sorvedouro de
dinheiro publico”, foi ofensiva ahonra do assessor, decidiu o juiz Julio Roberto dos Reis, da 252 Vara
Civel deBrasilia

"E dever-poder daimprensainformar, buscando atender ao interesse publico. 1sso éimprescindivel &
democracia’, diz o juiz. Mastal poder ndo € ilimitado, completa. O poder da midia ndo pode servir para
ofender outros direitos expressamente contempl ados pela Constitui cdo, como a honra e aimagem, "as
guais devem ficar a salvo de qualquer agressdo, mesmo que proveniente daimprensa ou de seus
imprescindiveis jornalistas”.

Reis conclui que arevista e seu reporter Leandro Fortes ndo procederam a pesquisa idénea dos fatos e
publicaram informagdes equivocadas sobre a vida profissional de Parente. Dessa forma, a publicagéo
"malferiu aintegridade psiquica dele com asserctes desmedidas e desconexas com os fatos narrados’.

A reportagerm, prossegue o juiz, "ndo economizou no tom ofensivo e sub-repticio em relacéo a
idoneidade de Parente, a colocar em divida até mesmo a capacidade técnica para ocupar cargos e
imputando fatos que ndo foram devidamente comprovados' — tais como que fora assessor do juiz
Nicolau dos Santos Neto, que censurou programada TV Camara e que agrediu fisicamente um jornalista.

Acusacgoes a granel

A época assessor de imprensa do Tribunal Superior do Trabalho, Renato Parente alegou, na Justica, que
areportagem foi publicada com o intuito de “demolir” suaimagem, apontando uma relacdo espuria entre
ele e a Fundacéo Renato Azeredo.

O texto assinado por Leandro Fortes acusa Parente de facilitar o acesso da fundacéo a 6rgaos publicos,
de ter sido nomeado de formailegal nos cargos publicos que exerceu, "além de ser pessoa capaz de tudo,
desde pisar nos pés de jornalistas avisar impedir a divulgacdo de entrevista desfavoravel a autoridade
gue assessorava’ . Parente alegou, porém, que nunca trabalhou em favor da fundacéo em questdo e que
sua nomeacao para 0rgaos publicos foi amparadaem lei.

A Carta Capital respondeu que o enfoque da matéria— cujo titulo € “ Parente ndo € serpente’ — ndo era
Renato Parente, afirmando gque as mencdes feitas ao autor da agéo, eram em plano secundario e
retrataram fatos reais e baseados em documentos publicos. Além de se basear no conceito de liberdade
de expressdo, a publicacdo afirma que Parente, ao ser assessor do TST, deveria“ suportar o 6nus de ser
avaliado e fiscalizado no desempenho de suas funcdes’.

O direito e dever de informar daimprensa, porém, encontra limites, no caso, na vedacdo do abuso do
direito ou do ataque a honra e dignidade de qual quer pessoa, de qualquer posicdo social, sem lastro em

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 05/11/2013



No image found CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

fonte idénea ou sem amparo probatorio minimo, pontua o juiz Jalio Roberto dos Reis.

Ao analisar areportagem, Reis afirma que “néo se pode concordar com as afirmagdes dos demandados
de que ele [Renato Parente] ndo seria o enfoque da matéria, bem como as afirmacdes destinadas ao
demandante foram em plano secundario”. Parafixar o valor daindenizacdo em R$ 30 mil, o juiz levou
em conta, além do dano causado, que arevista Carta Capital é vendidaaR$ 9,90, ostentando cunho
também comercia e ndo meramente informativo ou formativo.

Clique aqui paraler a decisio.

Date Created
05/11/2013

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 05/11/2013


https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-renato-parente-fortes-carta.pdf

