Apologia ao nazismo

Site do TRF da 5ª Região é invadido por grupo hacker

Autor

23 de março de 2013, 15h32

O site do Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi invadido por hackers neste sábado (23/3). O grupo autor da invasão se intitula nazista e colocou uma ilustração de Adolf Hitler com a bandeira do Brasil na página inicial do site.

Os invasores deixaram uma mensagem contra a criação de leis e contra pessoas "anti ACTA", projeto de tratado comercial para combater a pirataria, e "anti polícia". Na mensagem, o grupo também afirma "os fracos sempre ganha [sic]".

A invasão foi anunciada pelo grupo em um conta no Twitter por volta das 14h. Às 15h30 a imagem e as mensagens já não apareciam, mas o site do TRF-5 permanecia fora do ar.

O método usado pelo grupo, chamado de defacement, consiste em alterar um site visualmente e se equivale a uma pichação na internet. Sites de instituições públicas são alvos constantes desse tipo de invasão, utilizada por grupos hackers para fazer protestos de cunho político.

O TRF-5 comunicou na tarde de domingo (24/3), em sua página no Facebook, a normalização de serviços como consulta processual, diário eletrônico, jurisprudência, inteiro teor de acórdãos e cálculo de custas.

De acordo com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação do TRF-5, o ataque não causou maiores danos, uma vez que informações processuais e administrativas não foram afetadas. O conteúdo relacionado a notícias, imprensa, concursos e transparência pública deverão voltar a funcionar ao longo da semana.

*Notícia alterada no dia 25/3, às 17h49, para acréscimo de informações.

Veja abaixo a invasão ao site do TRF-5:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!