Mercado Jurídico

Ex-CEO do Tozzini Freire abre consultoria para bancas

Autor

19 de março de 2013, 9h53

Spacca
Ricardo Ariani, que foi CEO do Tozzini Freire Advogados por 15 anos, criou uma consultoria voltada para a administração de escritórios de advocacia. Administrador e advogado, Ariani liderou a banca de 1995, quando ela tinha menos de 25 advogados, a 2010, quando o número de profissionais chegou a mais de 400. Depois de um ano em período "sabático" em que cuidou de questões pessoais, o advogado agora está à frente da Ariani Consultores, em atividade que desenvolve desde o ano passado para auxiliar amigos e que quer tornar mais profissional. 

"Nos cinco anos da faculdade de Direito, nunca ouvi a palavra ‘cliente’", brinca Ariani. Com o sócio, o psicólogo organizacional Carlos Eduardo Lacaz, ele pretende mostrar às bancas o caminho para que a qualidade técnica seja percebida por aqueles que estão contratando o serviço. "Muitas vezes o cliente pergunta uma coisa e recebe um documento de 15 laudas cheio de citações em latim como resposta. Ele, como leigo, não vai conseguir notar a importância daquilo", exemplifica. A consultoria já tem quatro clientes: Machado Associados; Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados; Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados; e Gusmão e Labrunie Advogados. A meta para 2013 é dobrar esse número. "Não vamos aumentar muito a carteira porque a ideia é acompanhar de perto cada um dos trabalhos", explica Ariani.


Associação tributária
O escritório Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados tem agora o reforço da banca Pasqualin Advogados, com a qual se associou. Assim, chega ao PLKC Roberto Pasqualin, presidente do Centro de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (Amcham), com passagem pelo Demarest e Almeida Advogados e pela Pricewaterhouse Coopers, e Priscila Pasqualin Afonso de Souza, que também já passou pelo Demarest e Almeida. Os dois, junto com a equipe do Pasqualin Advogados, passam a integrar o departamento de Direito Tributário e Societário do PLKC. Roberto chega com a missão de implantar uma nova área: Arbitragem e Mediação. Priscila será responsável pela implantação da área de Terceiro Setor.


Melhor idade
O Demarest e Almeida comemora, este ano, 65 anos. Diz-se no mercado que a banca prepara algo grandioso para comemorar. No dia 17 de abril será a festa de celebração.


Cinquentão
O Gouvêa Advogados Associados comemorou, no Jockey do Rio de Janeiro, seu aniversário de 50 anos. A banca foi fundada por Luiz Gouvêa, formado em 1962, que se afastou do escritório durante sua atuação como juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre 1973 e 1988. Com a colaboração dos filhos Luciana Gusmão de Souza Gouvêa e Eduardo Souza Gouvêa e do irmão Elcy Luiz Gouvêa, que também esteve à frente do escritório, o advogado soma hoje em sua carteira mais de mil ações contra o Estado e suas autarquias.


De bike
O escritório Madrona Hong Mazzuco Brandão Sociedade de Advogados (MHM) firmou parceria com a Courrieros, empresa que faz entregas de documentos com o uso de bicicletas. As encomendas são rastreadas via iPhone. Com o uso da bicicleta (cujo raio de atuação é de 9 km a partir do bairro de Pinheiros), a entrega de documentos evitará o trânsito, além de ser 100% sustentável. Segundo contagem do escritório, a cada quilômetro rodado pelos ciclistas em entregas para o MHM, poupa-se o uso de 50 a 100 ml de gasolina, o que deixa de emitir 90g de gases poluentes na atmosfera.


Devedores rastreados
Com o objetivo de melhorar o desempenho na localização de pessoas, buscando maior resultado nas ações que visam a recuperação de crédito, a G. Figueiredo e Advogados Associados investiu na ferramenta ZipOnline da ZipCode, empresa especializada em informações para diversos segmentos. O sistema é responsável por dar acesso a dados cadastrais de consumidores e empresas presentes na base de dados da ZipCode. O acesso é feito pela internet, retornando com dados cadastrais atualizados e que permitem localizar pessoas e, segundo a companhia, agilizar o processo de recuperação de crédito.


Medalhas de Ouro
Altamiro Boscoli, do Demarest e Almeida Advogados, receberá o prêmio Lifetime Achievement pela Latin Lawyer, em cerimônia nesta terça-feira (19/3). Também será premiado Samuel García-Cuéllar, do Creel,García-Cuéllar, Aiza y Enriquez SC.

O Pinheiro Neto Advogados foi eleito o “Melhor Escritório de Advocacia da América Latina”, segundo o diretório internacional Chambers and Partners. O anúncio oficial foi feito no site da publicação. A lista de escritórios concorrentes ao prêmio foi estabelecida pelos editores da publicação, com base em pesquisas feitas para a edição 2013 do diretório.


Assistência e saúde
Os sócios Marco Deluiggi e Anna Cecilia R. da Costa, do  escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados, estruturaram a joint venture que criou a Tempo Multiasistencia, parceria entre a Tempo Assist, empresa de serviços e saúde do fundo de private equity GP Investments, e o grupo espanhol Multiasistencia, líder na área de assistência residencial na Espanha, França e Portugal. A banca assessorou na negociação, elaboração e assinatura dos documentos. A Tempo Multiasistencia terá sede em São Paulo e vai prover serviços como consertos e obras em domicílios e empresas com o objetivo de reduzir a sinistralidade da seguradora.


Ucrânia-Brasil
A Perrotti e Barrueco Advogados Associados, atuante na área de assessoramento jurídico-empresarial, acaba de fechar parceria com o escritório ucraniano Limited Liability Company. Com isso, clientes da Perrotti e Barrueco que estiverem na Ucrânia ou que possuam alguma demanda no país poderão ser atendidos com um suporte diferenciado. O mesmo é válido para clientes do escritório ucraniano que contam com todo o apoio da Perrotti e Barrueco no Brasil.


Mineração premiada
O projeto de mineração do grupo canadense Largo Resources foi reconhecido como negócio do ano da América Latina, ao vencer a categoria “Latin American Mining Deal of the Year” da premiação Project Finance Deal of the Year, da Euromoney. O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados liderou o trabalho com escritórios de outros países e assessorou os bancos envolvidos nas fases do projeto, incluindo due diligence sobre o Greenfield — projeto que busca financiamento desde o início das obras — para a construção, operação, manutenção e exploração de minas de vanádio em Maracás, na Bahia.


Mudança na Apimec
Eduardo Boccuzzi
, sócio-fundador de Boccuzzi Advogados Associados, assumiu a presidência do Conselho de Supervisão dos Analistas de Valores Mobiliários (CSA) da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). O conselho é composto por nove pessoas, que, entre suas competências, julgam processos administrativos instaurados para apurar desvios de conduta de analistas de valores mobiliários, além de orientar o trabalho da Superintendência de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários. A Apimec é a entidade autorreguladora da profissão de analista.


Reunião de tributaristas
O recém lançado PIS e Cofins à luz da jurisprudência do CARF, que discute o entendimento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais sobre os tributos, organizado por Marcelo Magalhães Peixoto e Gilberto de Castro Moreira Junior, traz contribuições de tributaristas tarimbados, como Maurício Pereira Faro, do Barbosa Müssnich e Aragão; Marco Aurélio Greco, da Direito GV; e Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli, da Advocacia Lunardelli.


Na rede
O escritório Libertuci Advogados Associados lançou, no último dia 6, um site com o qual pretende “simplificar o juridiquês” para leigos e especializados. O Justo na Lei pretende levar ao público em geral informações sobre temas jurídicos que vão desde assuntos do dia a dia, com a análise do noticiário sobre questões legais e jurídicas, até outros mais abrangentes, como votações do Supremo Tribunal Federal e suas implicações na sociedade.

O escritório de Direito Empresarial Madrona Hong Mazzuco Brandão está com novo site. Com versões em português e inglês, a página traz informações sobre as áreas de atuação do escritório, perfis dos sócios e associados, além das principais notícias do setor. Segundo o sócio Byung Soo Hong, tanto os canais em mídias sociais quanto o site reformulado demonstram o compromisso do escritório em aprimorar os canais de comunicação com seus clientes e jovens talentos. 

O De Luca e Advogados Associados também reformulou seu site. Agora, deu mais destaque aos parceiros da banca, que são João Barbieri, Sonia R. Arrojo e Drigo e Denilton G. de Salles. A página também traz o nome de Lázaro Martins de Souza Filho, que entrou na banca como associado e consultor.


Novo endereço
Silveiro Advogados inaugurou novo escritório para sua filial na capital paulista, na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1.511, 12º andar. A mudança, segundo a banca, é consequência de bons resultados da filial paulista. Um dos diferenciais é a tecnologia da informação que possibilita integração total com a matriz gaúcha e a gestão virtual de mais de 2,5 mil processos ativos com segurança.


Mudanças na OAB
A advogada Karyna Saraiva Leão Gaya, sócia do Trigueiro Fontes Advogados, é a nova presidente da Comissão de Estágio Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará. O trabalho da comissão é dar encaminhamento aos processos de credenciamento de escritórios de advocacia para receber estagiários, além de estimular o estágio oficial. Karyna também é conselheira da OAB do Ceará e secretária-geral da Comissão de Administração Legal da seccional cearense da Ordem.

O advogado Rodrigo Ribeiro, sócio do escritório Barros Ribeiro Advogados Associados, foi empossado em no último dia 5 na Comissão de Direito Imobiliário da OAB do Rio de Janeiro.

O conselheiro Jarbas Andrade Machioni foi nomeado pelo presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, para presidir a Comissão de Direito Tributário da seccional paulista.

O especialista em Direito Societário do Cabanellos Schuh Advogados Associados, Lucas Martins Dias, integra a Comissão de Sociedade de Advogados (CSA) da OAB do Rio Grande do Sul. O grupo, empossado para o triênio 2013/2015, trabalha na análise de contratos sociais, alterações e dúvidas dos profissionais em relação à estrutura societária das sociedades de advogados. Esse é o segundo mandato de Dias na CSA da Ordem gaúcha.


PELAS SOCIEDADES
Bichara, Barata & Costa Advogados está com dois novos sócios: Luciana Gil Ferreira e José Renato de Lima Gasparini. Ela entra para reestruturar e expandir a área ambiental do escritório. Ele servirá para ampliar a atuação da banca na área imobiliária. Luciana foi coordenadora da área ambiental do Siqueira Castro Advogados, onde trabalhou por três anos. Gasparini atuou recentemente no Felsberg e Associados.

Paulo Sogayar Jr. chega ao Azevedo Sette Advogados para coordenar e ampliar a área de seguros, resseguros, previdência complementar e saúde. Formado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1993, é mestre em  Direito Comercial com foco em seguros pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!