Informações do Judiciário

Justiça Eleitoral debate comunicação institucional

Autor

19 de março de 2013, 21h22

Assessores de Comunicação de toda a Justiça Eleitoral se reunirão na quarta (20/3) e na quinta-feira (21/3) para alinhar ações e definir a melhor forma de levar ao cidadão as informações sobre este ramo do Judiciário. O Encontro Nacional de Comunicadores da Justiça Eleitoral acontecerá na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Um dos objetivos principais do evento é uniformizar a linguagem utilizada pelas assessorias dos Tribunais Regionais Eleitorais e pelo TSE.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, participará da abertura do encontro, com o secretário-geral e o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Henrique Braga e Paulo Tamburini, além do diretor-geral do TSE, Anderson Vidal Corrêa. Diversos nomes do jornalismo brasileiro e experientes profissionais de assessoria de imprensa ministrarão palestras no Encontro. No primeiro dia, Sérgio Amaral, chefe de jornalismo da TV Bandeirantes, fala sobre a construção da notícia na televisão.

No mesmo dia, os passos para atrair a imprensa para divulgação de notícias de interesse da Justiça Eleitoral serão apresentados pelo coordenador do Jornal da Globo e do Bom Dia Brasil, Celso Fontão, e pelo repórter do Jornal da Record News, Luis Fara Monteiro. Será apresentado também case da Empresa Brasileira de Comunicação sobre redação multimídia, tendência para produção de conteúdo que adota pauta única para TV, rádio, impresso e novas mídias. Daniel Costa e Mahêva Campos, gerente de produção e coordenadora do Núcleo Vivos, ambos da TV NBR, falarão sobre a experiência.

Ainda no primeiro dia, o coordenador de Comunicação Institucional do Conselho Nacional de Justiça, Tarso de Oliveira Rocha e o presidente da Consultoria e Capacitação em Marketing Digital, Nino Carvalho, falarão sobre a importância das novas mídias na comunicação institucional. Nesse painel, será apresentada uma pesquisa sobre a influência das redes sociais. Dentre outros temas, entrará em debate também a linguagem do Judiciário nas redes.

O segundo dia do Encontro começará com painel sobre a imagem institucional dos tribunais e o relacionamento com os jornalistas. Os participantes serão os secretários de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal, Wellington Silva, do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Machado, e do Superior Tribunal de Justiça, Armando de Araújo Cardoso.

O sexto painel do evento terá como tema a TV e a Rádio Justiça e a importância desses veículos na divulgação das notícias do Judiciário. A coordenadora da Rádio e TV Justiça, Juliana Batista e a coordenadora de jornalismo da TV Justiça, Tatiana Cochlar, serão as palestrantes.

Complementando o painel, a assessora de Imprensa e Comunicação Social do TSE, Christina Mendes, o coordenador de jornalismo, Luiz Felipe Neves e o coordenador do Núcleo de Rádio e TV, Lourivaldo Pontedura apresentarão o planejamento de comunicação para 2013, elaborado em parceria com os TREs. Para encerrar o evento, assessores de alguns regionais apontarão as principais dificuldades enfrentadas em seus estados e as alternativas de solução. Com informações da assessoria de imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!