Cerimônia de posse

Cardozo destaca papel do advogado contra abusos de poder

Autor

13 de março de 2013, 19h16

A importância e a necessidade dos advogados na manutenção da justiça brasileira foram as tônicas dos discursos da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, na terça-feira (12/3). 

Na cerimônia, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo destacou o papel dos advogados e da Ordem no combate ao abuso de poder. Assim como Marcus Vinícius Furtado Coêlho disse em seu discurso de posse, o ministro também defendeu a necessidade de uma reforma política para combater a corrupção e outros problemas de governabilidade.

Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa, o ministro Ricardo Lewandowski lembrou o conteúdo do artigo 133 da Constituição, que diz que o “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos termos da lei”.

Lewandowski elogiou o novo presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e disse que coragem e determinação são prerrogativas do dirigente. O ministro também exaltou o compromisso da nova diretoria em manter um bom diálogo com os três poderes da República. O empenho do ex-presidente da Ordem, Ophir Cavalcante, na implementação da Lei da Ficha Limpa também foi lembrado na solenidade. Com informações das assessorias da OAB e do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!