Lei e Literatura

Juristas renomados lançam coletânea de contos em SP

Autor

28 de maio de 2013, 17h34

O novo livro As Letras da Lei, lançamento da Editora Casa da Palavra, reúne contos inéditos do primeiro time do Direito brasileiro. A obra, organizada pelo advogado Pierre Moreau, terá noite de autógrafos nesta terça-feira (28/5) na Livraria da Vila, em São Paulo. 

Participam da coletânea textos do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Eros Grau e dos ex-ministros da Justiça José Gregori e Miguel Reale Júnior. No grupo de autores, também estão os juristas e advogados Denis Borges Barbora, Eduardo Muylaert, José Alexandre Tavares Guerreiro, José Renato Nalini, Luciana Gerbovic, Luis Francisco Carvalho Filho, Luiz Kignel, Marcelo S. Barbosa e do próprio Moreau. Além de um conto, Eduardo Muylaert participa do livro com fotografias da capital paulista, a partir de seu olhar atento sobre a cidade. 

“O que leva um grupo de advogados, juristas e ministros a correr riscos na literatura? Acostumados a produzir textos de técnica impecável, fechados em significados e interpretações, exercitamos aqui uma nova possibilidade: a de extravasar conhecimento, unindo arte e a experiência de anos com o Direito”, explica o organizador Pierre Moreau.

A inspiração do advogado para o projeto veio de uma experiência no curso de Direito de Harvard, nos Estados Unidos, na década de 1980. A instituição oferecia a cadeira Lei e Literatura, para permitir que os estudantes pudessem ter em Shakespeare, Dostoiévski, Kafka e outros famosos autores os subsídios para a construir seus próprios discursos e aperfeiçoar a escrita jurídica. Desde então, Moreau guarda carinhosamente a memória desta vivência e o plano de tornar prática a reunião de escritos literários assinados por advogados de renome.

Dentre as vantagens da ficção, o idealizador da coletânea destaca a liberdade da escrita. “No livro, não somos reféns do sigilo, do tempo, da precisão. Aqui, somos apenas devotos das palavras no que elas têm de dual e volátil, na beleza de seu significado amplo, na variedade de sons que revelam contos”.

Serviço
Evento: Lançamento do livro As Letras da Lei, coletânea organiza pelo advogado Pierre Moreau
Onde: Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo
Data: 28 de maio, terça-feira
Horário: partir das 19h
Mais informações: (11) 5585-3363 e (11) 2638-8099

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!