Consultor Jurídico

Colunas

Segunda Leitura

O Sistema judicial da República Popular da China

Comentários de leitores

5 comentários

Na China o MP investiga e o réu não tem chance de defesa

Rivaldo Penha (Auditor Fiscal)

Esse é o tipo de modelo que determinada categoria quer adotar aqui no Brasil. Monopólio total sobre os destinos da ação penal. Entendo! É muito mais fácil sugerir a aplicação de uma pena, quando se sabe que a outra parte não tem como oferecer o mínimo de resistência. Do começo ao fim da persecução prevalece a opinião do acusador. A unilateralidade é o caminho mais fácil para o combate à corrupção. Por outro lado, abre espaço abissal para o cometimento de injustiças e para perseguições políticas, racistas, ideológicas etc.

"X" da questão

Eduardo R. (Procurador da República de 1ª. Instância)

Muito bem, mas o problema dos países comunistas é se o Judiciário é realmente independente. Ora, se ele é submetido ao 'Parlamento' mas se este só tem um partido (o comunista, claro), então todo o sistem jurídico é uma grande farsa comunista feita para enganar o ocidente. Um leitor tem dúvida se o país é realmente comunista, porque a maior parte da economia é capitalista. Ora, não há liberdade de opinião, de expressão, de imprensa, nem o direito político de filiar-se um partido de sua orientação, mas apenas ao comunista. Outro leitor pergunta se há pena de morte. Claro que há, mas o que importa é saber pra quais delitos ela crime se aplica: Se pra homicídio (o que é justo) ou também pra delitos poíticos ou de opinião, como querem os totalitários.

China na encruzilhada!

Observadordejuris (Defensor Público Estadual)

A China já esteve, integralmente, sob o tacão comunista e a miséria só fez aumentar. Há pouco tempo abriu-se para as regras capitalistas de mercado e está se dando bem economicamente. É a segunda potência nessa área e só está abaixo dos Estados Unidos. A miséria diminuiu bastante e o povo respira em parca medida ares de liberdade. Dessa forma ela transformou-se num Estado híbrido e hoje não sabe o que é. Espero, sinceramente, que os chineses encontrem o seu caminho no livre mercado do capitalismo e na democracia verdadeira.

Execuções

Zé Machado (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Será que é verdade que lá na China e outros paises similares, existem execuções semanais por fuzilamento,em execução sumária a praticantes de certos crimes graves, como tráfico de drogas,estupro, resistência ao regime, etc...? Por ser muito populosa, exige-se leis drásticas não é mesmo?

Interessante texto

Amaralsantista (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Muito resumidamente, mas sempre preciso, o Prof. Vladimir conseguiu dar a todos os leitores de sua coluna, uma ideia do sistema jurídico e administrativo da RPC, pais sempre muito discreto desde a revolução Maoista e que paradoxalmente é nos dias atuais uma nação eminentemente Comunista/Capitalista ocupando o segundo lugar no ranking mundial, recentemente passando o Japão. Mais uma vez parabéns ao Prof. por mais uma excelente aula.

Comentar

Comentários encerrados em 3/06/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.