Consultor Jurídico

Andrea Carrasco: Resolução cria novas regras para patrimônio genético

26 de maio de 2013, 7h12

Por Andrea de Menezes Carrasco

imprimir

Nova Resolução do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), aprovada em sua 100ª reunião e publicada em 22 de abril de 2013, dispõe sobre as regras de repartição de benefícios decorrentes do acesso a componente do patrimônio genético com perspectiva de uso comercial, nos casos de amostras obtidas fora do seu ambiente natural (ex situ).

A norma é aplicável para os casos em que a amostra tenha sido obtida em estabelecimento comercial e não seja possível a identificação do provedor do material, e também para os casos em que as amostras tenham sido obtidas em áreas da própria instituição que fará o acesso ou em coleção ex situ mantida também pela instituição, desde que coletada em data anterior à primeira edição da Medida Provisória 2.186/2001. Outra hipótese de aplicação da norma é quando a amostra do componente do patrimônio genético for colhida em área onde o provedor comprovadamente renunciar aos benefícios.

Em todos esses casos, é necessária a apresentação ao CGEN de Projeto de Repartição de Benefícios decorrentes da exploração econômica de produto ou processo, desenvolvido a partir de amostra do patrimônio genético ou de conhecimento tradicional associado. O projeto deve contemplar uma proposta que vise à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade brasileira, incluindo a recuperação, criação e manutenção de coleções ex situ. Ao CGEN caberá avaliar, caso a caso, a Proposta de Repartição de Benefícios e ainda a eventual dispensa de Contrato de Utilização do Patrimônio Genético e de Repartição de Benefícios.

O objetivo da regra, claramente, é que a destinação da repartição dos benefícios seja revertida para a própria coleção ex situ de onde foi obtida a amostra, com a condição de que a instituição seja credenciada junto ao CGEN como fiel depositária do patrimônio genético brasileiro. De fato, esse é um dos objetivos previstos na Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, que expressamente prevê que devem ser adotadas medidas para a conservação ex situ de componentes da diversidade biológica, que também desempenham relevante papel na conservação da biodiversidade.

Andrea de Menezes Carrasco

Advogada do escritório Dannemann Siemsen