Terreno em Americana

Justiça determina que famílias fiquem em assentamento

Autor

20 de maio de 2013, 18h47

As cerca de 200 famílias que estão no assentamento Milton Santos, em Americana (SP), podem continuar em suas casas. A Justiça Federal em São Paulo determinou que a terra onde está o assentamento é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que não figurou no polo passivo da ação e, por isso, a terra não pode ser devolvida à empresa Usina Ester, que pleiteava a proprieade. Sendo assim, não pode haver reintegração de posse. A decisão foi publicada no dia 16 de maio, encerrando um capítulo de uma discussão judicial que se arrasta há mais de 40 anos.

Os últimos episódios dizem respeito à posse do terreno, hoje chamado Sítio Boa Vista. Em 2005, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começou a ocupar o sítio, tinha a intenção de fazer um programa de assentamento social autossustentável, a que deu o nome de Milton Santos. Mas percebeu que a sucroalcooleira Usina Ester estava no local, e ajuizou a ação de reintegração de posse.

A primeira instância deu uma liminar em favor da autarquia, e a empresa recorreu ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Depois de uma liminar do relator, desembargador André Nekatschalow, que manteve a propriedade com o Incra, o colegiado cassou a decisão monocrática e determinou a reintegração de posse à Usina Ester.

É aí que a discussão remonta aos anos 70. O terreno pertencia ao Grupo Abdalla, um dos maiores grupos empresariais do país, mas que já não existe mais (a Usina Ester alega que é sucessora do grupo na posse do terreno). Em 1976, o governo federal expropriou o imóvel, com base no Ato Institucional 5/1968, e entregou a posse ao INPS, antiga autarquia da previdência social. No ano seguinte, o INPS passou o terreno ao Iapas, extinta autarquia de pagamentos da previdência.

O INSS nasceu e entrou na história em 1990, quando INPS e Iapas foram fundidos em uma só autarquia previdenciária. Com isso, o terreno passou a ser de posse do INSS. Antes disso, em 1981, o Grupo Abdalla entrou na Justiça pedindo uma indenização à União pela desapropriação do Sítio Boa Vista. Nove anos depois, em outubro de 1990, a Justiça Federal condenou a União a pagar R$ 13,6 milhões ao Abdalla.

Em 2005, o INSS passou o terreno para o nome do Incra, para que pudesse dar início ao seu projeto de desenvolvimento social Milton Santos, ou PDS Milton Santos. A discussão sobre quem é o dono da terra advém dessa reintegração de posse.

Como a decisão do TRF-3 discute se a posse do terreno é do Incra ou da Usina Ester, o INSS entrou com uma Oposição. Alegou que a posse, na verdade, era dele, e o Incra estava apenas ocupando a terra. O pedido foi negado em primeira instância, e o TRF-3 deu nova liminar. Afirmou que há “indícios” de razão ao INSS. A decisão do dia 16 de maio foi uma confirmação dos indícios apontados pelo TRF.

Em decisão interlocutória na ação de reintegração de posse, o juiz federal Maurício Yukikazo Kato escreveu: “Verifico que o INSS não participou da relação processual e, embora esteja sujeito à eficácia natural da sentença, a norma individual e concreta dela originada não lhe é oponível”.

Em outras palavras, o INSS é parte na ação, mas não foi arrolado. Como parte, sofreria os efeitos da decisão. Como não foi arrolado, a restituição do título executivo à Usina Ester, que teria efeitos sobre a propriedade do INSS, não poderia acontecer, já que não participou do processo.

Clique aqui para ler a decisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!