Consultor Jurídico

Comentários de leitores

6 comentários

Correção

Estudante de Direito - Porto Alegre (Estudante de Direito)

Erro de digitação: A idade do Estatuto é de quase 20 anos e não 40. Acontece.

Sei....

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

E o que foi que eu falei? Realmente não conheço o teor do Estatuto, como fui defensor dativo de uma das turmas disciplinares do Tribunal de Ética e Disciplina, por oito anos, penso que não conheço nada! E no site da secional bandeirante quando for pesquisar algum profissional, vai encontrar se ele está ativo ou inativo, já que a pena de censura, não é suspensão!

tem que constar no site da OAB e não apenas no DOSP

analucia (Bacharel - Família)

tem que constar no site da OAB e não apenas no Diario oficial. E acho que o nobre comentarista não conhece o teor da Lei 8906/94:
Art. 35 da lei 8906.
As sanções disciplinares consistem em:
I - censura;
II - suspensão;
III - exclusão;
IV - multa.
Parágrafo único. As sanções devem constar dos assentamentos do inscrito, após o trânsito em julgado da decisão, não podendo ser objeto de publicidade a de censura
Art. 36 .... Parágrafo único. A censura pode ser convertida em advertência, em ofício reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstância atenuante

Desconhecimento...

Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor)

No Diário Oficial de São Paulo são publicados os nomes dos advogados que sofrem qualquer tipo de sanção, após o trânsito em julgado, e os boletins da aasp também publicam. A pena de censura não consta nos assentamentos dos advogados, diferente da advertência, suspensão e exclusão. a Lei 8.906 de 1994, é o Estatuo da Advocacia e da OAB.

então deveria ir com advogado para o casamento e ao banco

analucia (Bacharel - Família)

então deveria ir com advogado para o casamento e ao banco. a rigor, em questões patrimoniais deve prevalecer o livre arbítrio das pessoas.
Outro ponto é o conto de fadas em dizer que a lei 8906 protege mais o cidadão que o advogado. Nem mesmo publicam os procedimentos administrativos e a punição de censura..... isto é para proteger o cidadão ???

Ir sem advogado para qualquer audiência é uma excrescência

Chiquinho (Estudante de Direito)

Assistindo às Audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento no Juizado Especial do TJPE como matéria de carga curricular, de cara percebe-se o quanto o artigo 9 da Lei 9 099/1995, elaborado por um legislador extremamente benevolente, humanista, não se deu conta de que estava dando uma navalha o patronato para lascar o jurisdicionado, pobre, desasssitido e sem instruçao processual nenhuma.
Dá pena ver TODAS AS EMPRESAS LITIGANTES chegarem armadas até os dentes com seus advogados, infelizmente, mais prepotentes do que o Rei de Pangeia dos Dinossauros, de um lado como defensores dos apaniguados, e do outro lado o demandade, ou autor, ou requerente, humilde, apático, sem entender nada sendo engulido por um megalossauro.
Por que não se pensou ainda em mundar o artigo 9 da Lei 9099/95? O que existe de demandantes devando fumo por em processo que proderia ser beneficiado se acompanhado de advogado ablitado não está nos Gibis da Mônica.

Comentar

Comentários encerrados em 28/05/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.