Obra é guia de marketing jurídico para escritórios
13 de maio de 2013, 8h02
Os dois autores se dividem na tarefa, mas atuam de forma complementar. Juntos, deixam de lado as questões meramente teóricas, apresentam e analisam as ferramentas disponíveis no mercado e mostram o passo a passo para implementar cada ação de marketing necessária, sempre de acordo com a realidade do mercado. Antes, porém, comentam e contextualizam a legislação e toda a jurisprudência aplicada ao marketing na advocacia, como forma de desfazer "a falsa ilusão" de que o rígido Código de Ética da OAB proíbe o uso de ações de comunicação.
Assim como o mercado, a advocacia evoluiu e passou a agregar conceitos que extrapolam a competência do direito e que agora fazem parte da rotina de qualquer escritório, afirma Motta. "O advogado que não perceber, acompanhar e se antecipar às inovações do mercado está fadado a viver no passado", reforça. Ele critica o fato de as próprias faculdades de direito não terem percebido tais mudanças. "As escolas ensinam o Direito, as rotinas da profissão, mas sequer tocam numa questão fundamental: a administração do escritório, seja sob o ponto de vista financeiro, seja pela aplicação do marketing propriamente dito".
Com formação e pós-graduação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Alexandre Motta atuou durante cinco anos em um escritório jurídico, tendo como responsabilidade a área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. Lucas dos Santos Faria é advogado em São José dos Campos, com especialidade em Gerência Empresarial pela Universidade de Taubaté. Juntos, "os dois lados da moeda" afirmam que a saída para acompanhar as rápidas mudanças ocorridas no mercado jurídico passa, inevitavelmente, pela profissionalização da gestão do escritório. "Existem várias ferramentas que auxiliam a traçar um objetivo, criar uma estratégia e potencializar resultados que podem e deveriam estar sendo usadas, com benefícios para todo o segmento", afirmam.
A “reinvenção” da advocacia sugerida por ele envolve novos parâmetros como gestão do conhecimento humano, empreendedorismo, mudança na relação com os cliente e comunicação integrada, entre outras vertentes estudadas e planejadas pelo marketing jurídico. "Acabou-se a era de advogados que confundiam vendas e publicidade com marketing jurídico, e que acreditavam que uma agência de publicidade pudesse, sem profissionais focados no assunto, fazer bem o trabalho exigido nesse campo", advertem.
No livro, explicam que a finalidade básica do marketing é criar e oferecer valor, por meio de um processo de construção de marca e do mercado, facilitando ao advogado a possibilidade de se fazer conhecer, diferenciar-se positivamente da concorrência e fortalecer sua imagem profissional, sempre com base na ética profissional. "O escritório deve falar a língua do mercado e essa língua é o marketing, que fala com o cliente, atual ou futuro, em todas as suas formas", acreditam. "O que se vende é a imagem do escritório junto ao seu mercado. O serviço em si, suas qualidades e particularidades apenas sustentam a percepção dessa imagem pelos consumidores", reforçam os dois autores.
Serviço:
Título: Marketing Jurídico — Os dois lados da moeda
Autor: Alexandre Motta e Lucas dos Santos Faria
Editora: Amaral Gurgel
Edição: 1ª Edição – 2013
Número de Páginas: 366
Preço: R$ 52,00
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