Peculato e quadrilha

Deputado Natan Donadon se entrega à PF em Brasília

Autor

28 de junho de 2013, 12h45

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), que teve o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal, se entregou ao superintendente da Polícia Federal em Brasília, Marcelo Mosele, no final da manhã desta sexta-feira (28/6). Segundo o portal UOL, a assessoria da PF afirmou que o parlamentar já passou por exames no Instituto Médico-Legal e será levado para a Superintendência da PF em Brasília, de onde seguirá para a Penitenciária da Papuda. Como não havia se entregado na última quinta-feira (27/6), o deputado foi considerado foragido, e a PF chegou a realizar buscas em Brasília, Porto Velho e Vilhena (RO).

Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal, em 2010, a 13 anos, quatro meses e 10 dias de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha em caso de desvio de verbas da Assembléia Legislativa de Rondônia entre 1995 e 1998. Na última quarta-feira (26/6), o STF rejeitou o último recurso apresentado pela defesa do parlamentar, que cabe ao advogado Nabor Bulhões, e a ministra Cármem Lúcia expediu o mandado de prisão.

Natan Donadon foi expulso do PMDB pelo Diretório Regional do partido em Rondônia nesta quinta, mas como a perda de seu mandato depende de decisão da Câmara dos Deputados, ainda é deputado federal. Na quarta-feira, após a decisão do STF, Nabor Bulhões afirmou à revista Consultor Jurídico que entrará com pedido de revisão criminal e citou uma crise institucional prática, pois Donadon só poderia ser preso após o final de seu mandato ou depois que a Câmara aprovar o pedido de cassação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!