
Justiça Federal nega a Itaipu indenização por reportagem da IstoÉ

O juiz Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª Vara Cível da Justiça Federal do Distrito Federal, negou
pedido de indenização por danos morais, feito pela usina Itaipu Binacional, por conta de reportagens
publicadas pela revista IstoÉ. Segundo a estatal, informações divulgadas em editorial e reportagem da
edição 1.891, de 2006, com denúncias de “caixa 2” na empresa, teriam sido obtidas “de uma pessoa
descredenciada”. O juiz, no entanto, não viu “qualquer indício de ilicitude” na publicação. A decisão é
do dia 3 de maio.

De acordo com a reportagem, a estatal possuía um esquema de desvio de dinheiro público, iniciado
ainda durante a ditadura militar, que envolveria U$ 2 bilhões não contabilizados e seria organizado,
mantido e controlado por dirigentes da estatal.

Ao protocolar a ação, os autores sustentam que a “reputação” da empresa e a “honra dos diretores
brasileiros e paraguaios” teriam sido maculadas pela divulgação de “irregularidades não comprovadas”.

Direito de resposta
Ainda em 2006, semanas após a publicação, Itaipu Binacional obteve direito de resposta, na edição
1.898, por decisão da 8ª Vara Federal de São Paulo.

Em sua contestação, a Editora Três, responsável pela revista, defendeu a “ausência do dever de
indenizar”, levando em conta que as informações veiculadas seriam de responsabilidade do entrevistado
pelos jornalistas da revista.

Os jornalistas Mário Simas Filho e Luiz Cláudio Cunha, que assinaram, respectivamente, o editorial
“Resquícios da ditadura” e a reportagem “Estado paralelo”, defenderam-se alegando “ilegitimidade
passiva” e, no mérito, a “improcedência do pedido”.

Animus narrandi
Embora reconheça que, por conta dos “fatos narrados” na publicação, os autores tenham sido obrigados
a “se explicar, vir a público rebater as supostas afirmações inverídicas e prestar maiores esclarecimentos
perante uma CPI”, o juiz não vê “qualquer dano às suas personalidades”.

Segundo Apolinário, não se pode confundir o chamado animus narrandi — quando o veículo de
imprensa “busca levar à sua clientela a versão sobre um fato e muitas vezes o faz usando uma linguagem
pungente que, não raro, muito incomoda os envolvidos” — com o animus caluniandi, que se revela
“quando o agente busca imputar à sua vítima a prática de um crime”. Para ele, não houve calúnia.

“O interesse individual à preservação da imagem pessoal a todo custo se apequena diante do interesse
público”, diz a decisão. “As afirmativas dos réus não se dirigiram a depreciar ou atingir qualquer direito
da personalidade de quem quer que seja, mas essencialmente a alertar a sociedade acerca da inexistência
de fiscalização sobre a empresa estatal”.

Fontes entrevistadas

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 19/06/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-3a-vara-civel-justica-federal1.pdf


Sobre a afirmação de que a “imagem da Itaipu binacional” tivesse sido atingida, o juiz assinalou que na
mesma edição a revista “fez diversos elogios à estatal, incluindo-a como uma das sete maravilhas da
engenharia e ainda comparando-a com outros marcos da engenharia mundial”. Essas referências,
segundo ele, “não se coadunam com o ânimo de denegrir a imagem, depreciar ou desqualificar a estatal
autora”.

A decisão destaca, ainda, que as conclusões apontadas pela revista sobre a falta de visibilidade e
publicidade dos atos de gestão da empresa “podem ser tiradas” a partir de declarações das fontes
entrevistadas.

Na reportagem, o presidente do Tribunal de Contas da União Adylson Motta se refere à necessidade “da
quebra da caixa-preta da Itaipu”; o deputado federal Luiz Carlos Hauly informa que “uma força tarefa
com o Ministério Público, a Polícia Federal e a CPI já se encontrava constituída para auditar a estatal”, e
o próprio presidente da estatal, Jorge Samek, relata que “até se sentia mal por não possuir algum tipo de
controle e que gostaria de ser fiscalizado”.

Sem controle
Para Apolinário, se o presidente “de uma das maiores empresas estatais do mundo” diz sentir-se “mal de
não ter algum tipo de controle”, isso significa que a empresa estaria sujeita “a toda sorte de especulações
em torno do que acontece por detrás dos muros da companhia, inclusive quanto à existência de
irregularidades na estatal”.

Em relação a expressões usadas pela revista, como “caixa-dois”, “caixa-preta”, “caixa-secreto”, “mega-
caixa” ou “mixórdia financeira”, o juiz não viu ofensa à honra dos diretores da estatal pelo fato de terem
sido usadas “dentro do contexto da matéria”.

“Tivesse a estatal se subsumido ao que dispõe o art. 37 da Constituição Federal de 88, no que toca à
publicidade dos seus atos, notadamente os de gestão, não teria sido objeto de especulação, seja no Brasil,
seja no exterior”, destaca a decisão.

Testemunhas
Sobre conclusões tiradas a partir de "documentos falsos" fornecidos por Laércio Pedroso, como alegou a
estatal, o juiz argumenta que a suposta falsidade documental “não foi submetida a este juízo e não foi
requerida a produção de prova específica”, logo, tal debate “extrapola os limites aos quais a presente
demanda está circunscrita”.

O juiz também considerou “inservíveis ao pleito de reconhecimento de danos morais” as declarações das
testemunhas arroladas pelos autores, por tratarem-se de um funcionário e um ex-funcionário da estatal e
um assessor do diretor-geral que também é superintendente de uma universidade cujo campus foi
construído em terreno doado pela Itaipu. Tais relatos, de acordo com a decisão, informam “nada mais
que meros aborrecimentos sofridos pelos autores na qualidade de dirigentes da empresa estatal”.

O juiz federal conclui mencionando o fato de que IstoÉ ouviu a versão de Itaipu Binacional sobre as
afirmações de Láercio Pedroso antes de publicar a matéria. E que o presidente da estatal teve
oportunidade de se posicionar “sobre as questões levadas ao público pela revista na mesma edição onde

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 19/06/2013



teriam ocorrido as denúncias”, assim como os autores tiveram o direito de resposta “assegurado por
outras diversas ocasiões no mesmo veículo de imprensa”.

A estatal foi condenada ao pagamento das custas judiciais e dos honorários advocatícios em 15%.

Clique aqui para ler a decisão.

Date Created
19/06/2013

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 3
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 19/06/2013

https://www.conjur.com.br/wp-content/uploads/2023/09/decisao-3a-vara-civel-justica-federal1.pdf

