Troca de experiências

OAB e advocacia mexicana assinam acordo

Autor

18 de junho de 2013, 15h25

Os presidentes nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado, e da Confederação dos Colégios e Associações de Advogados do México, Visente Hernández Barrios, assinaram nesta segunda-feira (17/6), um Protocolo de Intenções em favor dos Direitos Humanos e da Advocacia, estabelecendo procedimentos de intercâmbio, apoio e cooperação entre as entidades. 

Com cerca de 60 mil filiados, a entidade mexicana é a maior associação de advogados do México. Segundo Visente Barrios, a intenção do protocolo é receber apoio institucional da OAB em relação à falta de comunicação que a entidade enfrenta como governo mexicano. "Estamos pedindo o apoio das entidades congêneres da América Latina para que tomem conhecimento e acompanhem os fatos", afirmou o presidente, acrescentando que o governo não tem respeitado as prerrogativas da advocacia.

Em reunião preparatória à assinatura do acordo, Barrios propôs ao presidente da OAB que a advocacia do Brasil promova um convênio multilateral reunindo as organizações do México e dos países da América Latina. "Acredito que o Brasil deve tomar a liderança que corresponde ao país neste momento. Este pode ser um importante ponto de unidade para toda a America Latina", afirmou Visente Hernández Barrios em reunião no gabinete da Presidência da OAB. Encerrando a visita, Barrios condecorou o presidente nacional da OAB com a comenda de membro honorífico da confederação.

A sessão de assinatura foi na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, com a presença do presidente da comissão de relações internacionais da entidade, Marcelo Lavocat Galvão. Na ocasião, o presidente ainda convidou Furtado Coêlho e Galvão, além o presidente da seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para participarem do Congresso Nacional da Confederação, entre os dias 24 a 27 de julho, em Chihuahua. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Federal da OAB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!