Consultor Jurídico

Notícias

Cláusula contratual

Devedor não paga honorário em cobrança extrajudicial

Comentários de leitores

4 comentários

Empresa de cobrança transvestida de escritorio de advocacia

alvarojobal (Advogado Autônomo - Civil)

Como vai ficar a pratica das empresas de cobrança de se transvestirem-se de escritorio de advocacia cobrando os honorários administrativos? Comete falsidade ideológica a atendente que faz contato com o devedor e inclui os honorários nos boletos sem identificar o advogado beneficiário destes "honorários administrativos", uma vez que a atividade advocatícia é exclusiva de advogado e É INDELEGAVEL, somente faculta ao estagiário e acompanhado de um advogado. Um dado mais interessante que a OAB edita sumulas que entende ser procedimento que fere a ética do advocacia a associação de advogado com empresas de cobrança. Estas decisões são fantasias.

Concordo com o colega

hugoflavio (Advogado Autônomo - Consumidor)

Já que é assim, não vou me empenhar em acordo extrajudicial, vou direto com a ação, pois as empresas não querem pagar os honorários e só recebemos do referido percentual, portanto vou fazer jus ao recebimento dos honorários.

Ao prezado DJU

Marco 65 (Industrial)

Os advogados têm que entender e respeitar uma regvra básica:
-Honorários são devidos quando aplicados a remunerar algum serviço prestado. Ninguém, em sã consciência, remunera outrem por serviços que não foram efetivamente prestados.

Necessidade da Entrada em Juízo

DJU (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Segundo entendi, a escola passando a cobrança para o advogado, este, para poder exigir honorários, terá de ajuizar a pretensão. Que ninguem se queixe depois do excesso de ações ou da falta de empenho do advogado em obter composição extrajudicial.

Comentar

Comentários encerrados em 13/06/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.