Consultor Jurídico

Colunas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mercado Jurídico

Aidar SBZ se funde com Almeida Bugelli e Valença

Por 

Nadando contra a maré de cisões, dois “spin-offs”, ou seja, escritórios que nasceram de rachas em outras bancas, resolveram se unir. O Aidar SBZ Advogados se fundiu com o Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados, incorporando aos seus cerca de 90 advogados os 15 defensores ligados ao Almeida Bugelli. Segundo Carlos Miguel Aidar, fundador do Aidar SBZ, a carteira de clientes da banca aumenta de cerca de 400 para mais de 600.

A fusão só foi possível nesse momento de estagnação econômica por ter sido praticamente sem custos, explica Aidar. “Não há contradição ou risco em razão da situação beirando a recessão”, diz o advogado. Isso em parte porque os advogados que estão no Almeida Bugelli, no Itaim Bibi vão para a sede do Aidar, na Avenida Paulista, e todo o back office do escritório será realocado para o Itaim. O Direito Imobiliário é uma das áreas fortes do Almeida Bugelli e, para Alfredo Zucca Neto, sócio do Aidar SBZ, mesmo com a redução de novos empreendimentos, a área deverá trazer dinheiro para a nova banca, com movimentação para projetos específicos, como em built to suit.

Em tempo: é interessante notar que Sílvia Bugelli e Aidar já haviam trabalhado juntos, anos atrás, no Felsberg Advogados.

Pro Bono
Com a suspensão das restrições da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a advocacia pro bono, a associação de advogados chamada Advocacia Solidária procura defensores voluntários para exercerem a função social da advocacia em diferentes estados. Eles podem ser contatados pelo site.

Participação nos lucros
O Machado Associados faz uma enquete sobre Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Segundo a banca, tema ganhou mais importância com as recentes alterações na Lei 10.101/2000, que trata da PLR, bem como com o aumento no número de programas de PLR nas empresas e de fiscalizações pela Receita Federal. As perguntas podem ser respondidas até a próxima sexta-feira (26/7) no site.

União de pingas
O grupo espanhol Osborne se associou à companhia brasileira de bebidas Natique — que foi assessorada pelo escritório Velloza & Girotto Advogados Associados. A empresa investe no segmento de “cachaças premium”, como a Santo Grau, e pretende consolidar sua posição no mercado de pinga e vodka no Brasil. Outros objetivos são internacionalizar suas marcas, lançar novos produtos, distribuir marcas de terceiros e acelerar seu crescimento com alianças e aquisições estratégicas. Em 2012, o faturamento da Natique aumentou em 30% com relação ao ano anterior. Já a Osborne obteve a receita líquida de 222 milhões de euros — maior aproximadamente 7% do que 2011.

Extensão do escritório
Enquanto o processo digital não substitui completamente o papel, alguns escritórios têm optado por usar serviços de armazenamento externo pra a papelada. Em Curitiba, o Park InBox, empresa especializada em locar espaços, por meio de boxes exclusivos para a guarda de bens, está focando no mercado da advocacia.

História e Direito
A história do desenvolvimento empresarial e do Direito são contadas na exposição Demarest 65 anos, que fica até o dia 2 de agosto no hall do Instituto Tomie Ohtake. São seis painéis que mostram a trajetória do escritório Demarest e Advogados em uma linha do tempo, destacando momentos importantes dos 65 anos da banca e do Brasil. Ao lado, uma foto tirada em 1968, em Vermont (EUA), de João Batista Pereira de Almeida (à direita) e Kenneth Elmer Demarest. A entrada é gratuita.

Teles no Brasil
O TozziniFreire Advogados assessorou a SBA Torres Brasil, empresa de infraestrutura de comunicações sem fio, na compra da cessão de uso e exploração comercial de 2.113 torres de telecomunicações da Oi por RS 686,7 milhões. Por se tratarem de bens reversíveis — que devem retornar ao poder público ao final da concessão —, a operação ainda esta sujeita à aprovação da Anatel.

Seguros na Argentina
A convite da Universidade de Buenos Aires, pelo quarto ano consecutivo, o advogado Ernesto Tzirulnik, especialista em direito securitário, ministrou, nesta segunda-feira (22/7), na capital argentina, uma aula para os pós-graduandos em Direito do Seguro. Tzirulnik discutiu os principais aspectos dos Projetos de Lei 3.555/2004 e 8.034/2010, em tramitação no Congresso, em Brasília. Segundo o advogado, os projetos precisam ser transformados numa Lei do Seguro, para maior transparência e equilíbrio nas relações seguradora-segurados.

Em rede
No último dia 28 de junho aconteceu na capital paulista o I Encontro Técnico RedeJur. O evento tinha como objetivo provocar o debate de assuntos de grande interesse corporativo e jurídico e, também, promover a confraternização entre associados e convidados. O evento fez parte do XXXI Encontro RedeJur e foi aberto pelo presidente da RedeJur, Vinicius Porto. Cerca de 70 advogados representantes dos escritórios associados do Brasil e de outros países, bem como 23 dirigentes de departamentos jurídicos das mais relevantes empresas brasileiras participaram do evento.

Frio intenso
Neste mês de julho, o escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados estimula seus colaboradores para arrecadação de roupas, sapatos e cobertores para Campanha do Agasalho. O material recolhido será destinado às instituições Marco (Múltipla Ação Regional Comunitária) e Reciclázaro.

Esporte e trabalho
O advogado Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga, do Corrêa da Veiga Advogados, lançará no dia 2 de agosto, em Brasília, o livro A evolução do Futebol e das Normas que o Regulamentam: aspectos trabalhistas e desportivos. O prefácio é de Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O lançamento será na Livraria Cultura do Shopping Casa Park, que fica no SGCV Sul, Lote 22, em Guará, no Distrito Federal. A obra foi editada pela LTr Editora e tem 200 páginas.

França e Brasil
A Aliança Francesa de São Paulo e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, junto com a OAB do estado, premiaram dois jovens advogados com bolsas de estudo de 50% para estudar francês. Andréa Patrícia Toledo Távora Niess Kahn e André Fernando Flores Dias foram pré-selecionados para participar do Estágio Internacional da Ordem dos Advogados de Paris em 2013. Além da bolsa de estudos na Aliança Francesa de São Paulo, o estágio compreende um mês de curso sobre Direito Francês e Comunitário Europeu na Escola de Formação da Ordem dos Advogados de Paris e outro mês de estágio não remunerado em escritórios de advocacia na cidade-luz.

Novo endereço
O escritório do Rio de Janeiro do Araújo e Policastro Advogados agora tem novo endereço e telefone. A banca atende agora na Rua da Quitanda, 86, 2º andar, Centro, e no telefone (21) 3747-1650.

Cidade maravilhosa
O Rocha e Barcellos Advogados fará investimentos em sua sede no centro do Rio de Janeiro. A banca decidiu aumentar sua estrutura física e humana na capital fluminense por causa de um aumento das demandas locais nos últimos meses.

Assuntos tributários
Maurício Faro, advogado do Barbosa, Müssnich & Aragão, foi nomeado membro da Comissão de Assuntos Tributários do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, como representante da OAB-RJ, com mandato até 2015.

Conselho esportivo
Carlos Miguel Aidar, do Aidar SBZ Advogados, foi reconduzido pelo ministro do Esporte para a Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos, do Conselho Nacional do Esporte. A comissão, composta por 15 membros, tem a função de elaborar estudos sobre questões jurídico-desportivas, além de colaborar com contribuições em questões de sua competência e manifestações em consultas do ministro do Esporte. Pytágoras Dytz, consultor jurídico do Ministério do Esporte, será o presidente da Comissão.

Ambiente na advocacia
Fabrício Soler, sócio responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Felsberg e Associados, participou no dia 16 de julho do Seminário Ação Civil Pública e TAC na Esfera Ambiental, em São Paulo. Com o tema “Condutas e atividades lesivas ao meio ambiente”, o advogado discutiu as implicações na Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998 e na Lei 12.305/2010 e as responsabilidades dos agentes envolvidos.

Já o advogado Luiz Carlos de Castro Vasconcellos, especialista em Direito Ambiental que recentemente passou a compor o Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Felsberg e Associados, participou, nesta quarta-feira (24/7) do seminário "Responsabilidade dos Administradores por Passivos Ambientais", em São Paulo.

DEPARTAMENTOS JURÍDICOS

O Grupo Freudenberg, conglomerado industrial de origem alemã com mais de 160 anos e atuação internacional, anuncia a contratação da advogada Luciana Claudia Dias Rosário para o cargo de Gerente Jurídico na América do Sul. O grupo tem traçado estratégias de crescimento no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. Luciana foi gerente jurídica da Sika S.A. e atuou como sócia e advogada sênior em importantes escritórios de advocacia.

A Henkel, líder global em marcas e tecnologias nas áreas de Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care anuncia Rodrigo Ventura como o novo Gerente de Compliance para o Mercosul e Região Andina. O executivo já trabalhou em escritórios de advocacia empresarial como Torelly Bastos Advogados, Quinto e Oliveira Assessoria Jurídica Externa, e Gruber e Gruber Advogados. O novo gerente se reporta diretamente ao Head Global de Compliance, baseado em Dusseldorf, Alemanha, onde está localizado o headquarter da companhia.

PELAS SOCIEDADES

O escritório Braga e Balaban Advogados tem uma nova advogada na área trabalhista: Fernanda Mantovani, que se integra à equipe do sócio e professor Alan Balaban Sasson. A área trabalhista é a maior na banca.

 é chefe de redação da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de julho de 2013, 20h46

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/08/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.