Balanço da gestão

Presidente faz análise da modernização do TJ-MG

Autor

13 de julho de 2013, 12h51

A criação do Fundo Estadual do Judiciário, que pretende aparelhar melhor a Justiça mineira, é apontada pelo desembargador Herculano Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, como o grande feito do primeiro ano de sua gestão. O Projeto de Lei 3.893/2013, que cria o fundo, já foi aprovado pela Assembleia Lesgislativa de Minas Gerais e aguarda, agora, a sanção do governador Antônio Anastasia.

No balanço que fez de seus primeiros 12 meses comandando o TJ-MG, o desembargador ressaltou também que as comarcas de Ubá, Unaí, Vespasiano e Itabirito ganharam novas varas e apontou como muito importante a instalação do Juizado Especial do Aeroporto de Confins e da Central de Flagrantes de Belo Horizonte. Até o final do ano, apontou ele, o TJ de Minas Gerais terá a posse de sua nova sede, na Avenida Afonso Pena, o que permitirá que todos os setores da segunda instância se reúnam em um único local.

Ele aproveitou para ressaltar a importância da posse, em abril, de 96 juízes de Direito que passaram a atuar como magistrados substitutos, algo que complementa a adesão de 430 servidores ao quadro da primeira e segunda instâncias. Em prol da segurança, está sendo analisada a implementação de um projeto criado pelo Centro de Segurança Institucional do TJ, que inclui a instalação de câmeras de segurança, sensores de acesso e detectores de metal, entre outros itens, buscando reduzir os riscos aos servidores e às unidades do Judiciário mineiro.

No que diz respeito à informatização dos serviços do Judiciário, o desembargador Herculano Rodrigues aponta que apenas 15% dos microcomputadores completaram cinco anos de uso, fruto também da instalação de 1,3 mil novos computadores e da substituição de quase três mil modelos por aparelhos mais modernos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!